31/03/2017 08h15 - Atualizado em 31/03/2017 10h17

Pais se unem e criam escola voltada para autistas em Passo Fundo

Instituição foi criada há 16 anos e atende 62 alunos, entre 5 a 40 anos.
Estudantes fazem atividades para melhorar raciocínio, memória e coordenação.

Do G1 RS

Um grupo de pais se uniu e criou uma escola voltada para autistas em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. A instituição foi criada há 16 anos e atende 62 alunos, entre 5 a 40 anos. Os estudantes frequentam o local no turno inverso e fazem atividades para desenvolver o raciocínio, a memória e a coordenação motora. Ao todo, 16 professores de diversas áreas atuam na escola e ajudam na evolução dos autistas.

O engenheiro agrônomo Rogério Dal Piaz é pai da Nicole, que tem 15 anos, e foi diagnosticada com autismo. A pouca demonstração de afeto e os movimentos repetitivos eram sinais de que a menina tinha o transtorno.

"É difícil até de falar, porque a gente sabe que tem uma criança diferente, que vai precisar de um apoio até o final da vida. Uma criança autista não consegue atravessar uma rua, ela não consegue beber água, ela não consegue comer", observa Piaz.

O pai da Nicole revela que, em outras escolas, a adolescente já sofreu preconceito e discriminação. "Eu já tentei colocar minha filha em colégio particular, mas a discriminação é muito grande, mães discriminando, crianças discriminando, até nem culpo as crianças, mas a própria sociedade discrimina".

O funcionário público Everson Drebes é pai de Ederson, de 14 anos, também diagnosticado com autismo. "Sem essa escola, com certeza eles iriam regredir muito, porque o autismo tem uma particularidade. Eles podem evoluir, mas no momento que parar de fazer o atendimento, eles têm a tendência a regredir, e isso não pode acontecer."

A cada 68 crianças, uma é autista
Hoje, a cada 68 crianças que nascem, uma apresenta o transtorno em diferentes níveis. E a estimativa da Organização das Nações Unidas é que os casos de pessoas com autismo sejam maiores.

O diretor da Escola Municipal Professora Olga Caetano Dias, Paulo Mello, diz que a situação pode fazer com que mais autistas se matriculem na instituição. "Principalmente nós percebemos que a rede municipal infantil, as Emeis, estão com muitas crianças que foram diagnosticadas autistas e que vão vir pra escola."

Por lei, toda criança com algum transtorno ou deficiência tem direito a frequentar a escola regular, com acompanhamento de um monitor. "A leitura é uma maneira de torná-los mais independentes. Então a gente sempre vai fazendo esse trabalho conjunto, nós temos uma pasta em comum que a gente, daí, vai seguindo o trabalho com o aluno", explica a professora Marilaine Zanotto Doro.

Jovens e adultos frequentam a escola no turno inverso das aulas (Foto: Reprodução/RBS TV)Jovens e adultos frequentam a escola no turno inverso das aulas (Foto: Reprodução/RBS TV)

 

Shopping
    busca de produtoscompare preços de