Por Jornal da EPTV 1ª Edição


Conselho Tutelar reúne pais e alunos para discutir violência nas escolas em Sertãozinho

Conselho Tutelar reúne pais e alunos para discutir violência nas escolas em Sertãozinho

Pais de alunos da escola estadual Ferrucio Chiaratti estão apreensivos depois que brigas envolvendo alunos e até uma professora viraram caso de polícia em Sertãozinho (SP). Vídeos que circulam em redes sociais mostram troca de agressões dentro das salas de aula e no refeitório da unidade de ensino.

Os pais temem pela segurança dos filhos e pensam em trocá-los de escola. Segundo moradores vizinhos ao prédio que fica no bairro Jardim Alvorada, a presença da Polícia Militar na porta da unidade é constante devido aos episódios de confusão na unidade.

O Conselho Tutelar informou que vai realizar reuniões com os pais dos estudantes matriculados para promover o diálogo e a discussão sobre a responsabilidade da família na conduta dos adolescentes.

Segundo a Diretoria Regional de Ensino (DRE), um professor mediador passou a atuar na unidade no fim de fevereiro para tratar dos conflitos.

Em sala de aula, professora e aluna ameaçam jogar cadeira uma na outra em Sertãozinho, SP

Em sala de aula, professora e aluna ameaçam jogar cadeira uma na outra em Sertãozinho, SP

Ameaça de cadeiradas entre professora e aluna

O vídeo que mostra a briga entre uma professora de educação física e uma aluna de 16 anos na tarde de quarta-feira (28) deixou a dona de casa Luciana Passareli assustada.

Nas imagens, as duas aparecem discutindo e a professora levanta o braço para a aluna, que vai até os fundos da sala. A adolescente pega uma cadeira e ameaça jogar na direção da docente. Colegas impedem a aluna de arremessar o objeto, enquanto a professora surge com outra cadeira na mão. Estudantes tiram o objeto das mãos da professora, que precisa ser dominada.

“Eu tenho medo de deixar ela ir pra escola, que tenha briga novamente e que quem brigou ontem queira revidar o outro que bateu. Se eu pudesse, eu tiraria ela da escola hoje e colocaria numa particular. Mas eu não tenho condições de pagar a escola”, diz Luciana.

Escola estadual registra 3 brigas entre alunos e até professora em 2 dias em Sertãozinho

Escola estadual registra 3 brigas entre alunos e até professora em 2 dias em Sertãozinho

Brigas despertam preocupação

Nesta quinta-feira (2), duas alunas se envolveram em uma nova confusão dentro de uma sala de aula. Nó vídeo feito por um estudante, uma das adolescentes segura a outra pelos cabelos e puxa com toda força, até jogar a garota no chão.

Em outro vídeo, dois meninos se agridem e chegam a deitar em cima das mesas da sala, enquanto trocam socos e chutes. Parte dos colegas tenta acabar com a confusão, mas outros incentivam a briga.

Com medo, a dona de casa Ana Lúcia Alves Lopes, mãe de uma adolescente, esteve na escola na quinta-feira e diz ter ouvido de funcionários da instituição que brigas envolvendo jovens no Ensino Médio são comuns.

“Falaram que não era pra eu ficar preocupada, porque estava normal. Os vizinhos disseram que foi bem feio mesmo e quando eu cheguei, as viaturas estavam aqui. Eles falam que é normal, que toda escola tem essas brigas.”

Mãe de um adolescente que estudou na escola Ferrucio Chiaratti até o ano passado, a dona de casa Luciana Lopes diz que casos de brigas e desrespeito aos professores são comuns há muitos anos, mas que nunca nenhuma providência foi tomada.

“Meu filho sempre falou que teve briga. É um horror. Os piores [alunos] das outras escolas vêm tudo pra cá. Os professores não dão conta. Tem professor que não quer mais dar aula aí. Mas, não tem como, porque eles precisam”, afirma.

Jovem puxa a colega pelos cabelos dentro de sala de aula em Sertãozinho, SP — Foto: Reprodução/Facebook

Professora e aluna discutem dentro da sala de aula na escola Ferrucio Chiaratti, em Sertãozinho, SP — Foto: Reprodução/Facebook

Estudante mira cadeira na direção da professora na escola Ferrucio Chiaratti, em Sertãozinho, SP — Foto: Reprodução/Facebook

Reuniões

Procurada, a diretora regional de ensino Cássia Furtado informou que todos os casos serão tratados pelo professor mediador, que começou a atuar na escola Ferrucio Chiaratti no fim de fevereiro. Segundo ela, a estudante envolvida na briga com a professora já foi punida com três dias de suspensão. A conduta da docente será apurada por uma comissão.

Ainda segundo Cássia, os profissionais pedagógicos vão analisar os motivos das brigas e identificar as situações a que os adolescentes estão sendo submetidos para tomar esse tipo de atitude.

“A violência é sempre preocupante. A escola é um lugar de aprendizado, de convivência, de se aprender a conviver harmonicamente. O nosso trabalho como educador é tentar ajudá-los da melhor forma.”

De acordo com o conselheiro tutelar Rodrigo Clemente, os pais dos estudantes matriculados serão convocados para reuniões.

“O comportamento é responsabilidade dos pais, e não da escola. A família educa e a escola ensina. Nós estamos reforçando essas informações e trazendo a responsabilidade dos pais quanto à questão comportamental dos seus filhos”, diz Clemente.

Mãe de uma adolescente matriculada na escola, Luciana Passareli teme pela segurança da filha em Sertãozinho, SP — Foto: Reprodução/EPTV

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1