Por Cintia Toledo, SP1


Estudantes da rede estadual começam a fazer o Saresp

Estudantes da rede estadual começam a fazer o Saresp

Os alunos da rede estadual fazem nesta terça (27) e quarta-feiras (28) as provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) 2018. O exame avalia os conhecimentos em português e matemática de estudantes matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio.

No entanto, pais de alunos da rede estadual de escolas nas zonas Norte e Sul da capital dizem que seus filhos ficaram parte do ano letivo sem aulas, que não foram repostas. Eles temem que isso possa prejudicar na avaliação do Saresp.

Para Adeilton Nascimento, seu filho não teve o conteúdo programado nas disciplinas de matemática e história. “Normalmente, eles ligam para casa e avisam para buscar [o filho], porque não tem aula, não tem professor."

Seu filho estuda na escola Estadual Ennio Voss, no Brooklin, Zona Sul. "Isso acontece com matemática, história, eu não sei o que acontece na escola. Uns falam que o professor está de licença médica. [...] O meu filho, se for para o nono ano, eu quero que ele não vá, mas se ele for pro nono ano não tem conteúdo nenhum”, contou.

Mãe de outra aluna da mesma escola, Maria da Conceição Rodrigues disse que a professora de matemática saiu de licença médica em agosto e até outubro não tinha docente substituto. “Sem nota eles não vão ficar, porque eles não podem deixar. Os alunos estão aqui, mas e o conteúdo, quem vai repor isso? ”, disse.

No Imirim, na Zona Norte, na Escola Estadual Joaquim Leme do Prado, a filha da Marileide Cavalcanti está no segundo ano do ensino médio e, segundo ela, o cronograma de aulas também não foi cumprido nas disciplinas de matemática, geografia, história e biologia.

“Ela queria muito fazer Medicina. Só que como ela vai conseguir fazer Medicina? Não tem condições. Se eles não tomarem uma providência como os estudos, como nossos filhos vão se preparar para fazer uma faculdade? Eles não conseguem”, disse.

De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, não houve a falta de professores nas escolas citadas na reportagem. A pasta acrescenta que as aulas serão repostas no sábado, se necessário.

“Os pais são precisam se preocupar. Nós temos o calendário homologado pela Secretaria de Ensino e pela Diretoria, que essas aulas serão repostas. A gente garante que o conteúdo será reposto e as aulas não serão perdidas", disse Valeska Penteado de Toledo Honora, sub-secretária de Articulação Regional da Educação.

"No caso de ter ainda algum conteúdo a recuperar, eles terão aulas todos os sábados para poder repor esse conteúdo”, explicou.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1