Por Bom Dia Rio


Com site fora do ar, pais estão preocupados com a matrícula dos filhos — Foto: Reprodução / Tv Globo

Os candidatos inscritos na 2ª fase de matrículas da rede municipal do Rio estão tendo dificuldades para matricular os filhos em creches ou pré-escola. Quem tentava fazer a matrícula online encontrou o site ’matricula.rio’ fora do ar. Secretaria Municipal de Educação reconheceu o problema técnico.

No último sábado (20), milhares de pessoas fizeram fila desde a madrugada, no núcleo de primeiro atendimento da Defensoria Pública na Taquara, Zona Oeste do Rio, em busca de uma solução. Pais que inscreveram os filhos pela internet, em novembro do ano passado, não conseguiram fazer matrícula em creches e na pré-escola da rede.

A família da dona Adilma está enfrentando essas dificuldades há meses. Ela é avó de duas crianças que tentam vaga para uma mesma escola, estão em situação diferente: uma conseguiu, a outra não. Com site fora do ar e matrícula adiada, pais estão preocupados.

“A prefeitura do Rio convocou a segunda chamada da matrícula das escolas municipais a partir do dia 24 desse mês, mas eu e muitas outras pessoas estamos com problemas. Ninguém conseguiu acessar o site ontem o dia inteiro. Eu, particularmente, estou há dois dias faltando o trabalho e não estou conseguindo acessar o site”, diz mãe de aluno.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME) reconheceu os problemas técnicos e a nova data de matrícula, de 31 de janeiro a 23 de março. Apesar de as aulas na rede começarem no dia 5 de fevereiro, a secretaria afirma que não haverá perda de conteúdo. Segundo a pasta, o processo de confirmação será imediato e o candidato receberá instruções, no próprio site, para se dirigir à escola escolhida, e as vagas serão preenchidas de acordo com a procura.

A nota da secretaria ressalta que a matrícula é para novos estudantes. Os que já estudavam na rede não precisam se inscrever novamente. Na primeira fase da matrícula se inscreveram 162 mil candidatos.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?