Por EPTV 2


Pais e educadores criticam falta de reposição de aulas em escola de Ribeirão Preto

Pais e educadores criticam falta de reposição de aulas em escola de Ribeirão Preto

Pais de alunos da Escola Municipal Profª Neuza Michelutti Marzola, no bairro Vila Virgínia, em Ribeirão Preto (SP), estão preocupados que os filhos terminem o ano sem repor as aulas que perderam devido à falta de professores.

A Secretaria Municipal de Educação informou que as aulas que não forem repostas até 20 de dezembro, ficarão para 2020. Pais e educadores, no entanto, afirmam que os estudantes serão prejudicados, caso isso ocorra.

A vendedora Edna Minkel é uma das mães que estão preocupadas com a situação. Ela diz que o filho, de 12 anos, deverá ter dificuldades para avançar nos estudos, já que perdeu conteúdos que servem de base para o que será ensinado pelos professores no ano que vem.

“Este ano ele não teve três disciplinas – artes, geografia e matemática – até o meio do ano. Foram seis meses sem aula”, relata.

Pais e educadores criticam falta de reposição de aulas em escola municipal de Ribeirão Preto (SP) — Foto: Fábio Júnior/EPTV

A vendedora diz que a Prefeitura chegou a contratar professores para repor o conteúdo perdido, mas somente os alunos do 9º ano tiveram as aulas de reposição, já que precisarão deixar a escola no ano que vem para ingressar no ensino médio em outra unidade de ensino.

A mãe contou ainda que os demais alunos da escola não tiveram reposição. "Não tem sala de aula para repor. As crianças precisariam ir no contraturno, mas os lugares estão ocupados por outros estudantes", afirma.

O educador José Eduardo de Oliveira compartilha da preocupação dos pais. Ele diz que, caso a reposição seja feita em 2020, o processo de ensino e aprendizagem será prejudicado.

“Tenho mais de 20 anos de experiência e nunca vi um ano letivo se iniciar [com] calendário de reposição do ano anterior”, diz. “Provavelmente é só para cumprir uma obrigatoriedade legal e burocrática”, critica.

O Conselho Municipal de Educação disse que pediu à Prefeitura um relatório sobre as reposições das aulas, mas não obteve resposta. “Oficiamos a Secretaria [da Educação] no mês de setembro, oficiamos as escolas, mas o plano de reposição de aulas ainda não foi apresentado”, afirma o presidente do conselho, Márcio Silva.

Pais e educadores criticam falta de reposição de aulas em escola municipal de Ribeirão Preto — Foto: Fábio Júnior/EPTV

Aulas em 2020

Em nota enviada à EPTV, afiliada da TV Globo, a Secretaria Municipal da Educação informou que as aulas de todas as turmas da EMEF Prof.ª Neuza Michelutti Marzola já estão sendo repostas, priorizando os alunos do 9º ano, que não estarão na rede municipal de ensino no próximo ano.

"Em reunião com os pais dos alunos, a direção da escola e o secretário da Educação, ficou estabelecido que, na possibilidade de alguma turma não ter todo o conteúdo reposto até 20 de dezembro, esses alunos serão incluídos no Programa de Estudos Complementares em 2020", diz o comunicado.

A Secretaria destacou ainda que, desde maio, a pasta chamou 234 professores concursados e temporários. Além disso, um processo seletivo está aberto para contratação de educadores em caráter temporário e emergencial para o ano que vem.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!