Por Fernando Evans, G1 Campinas e região


Alunos fizeram uma passeata contra o professor na região do colégio, em Campinas (SP) — Foto: VC no G1

A polêmica envolvendo a discussão entre dois professores na sala de aula de um colégio de Campinas (SP), no último dia 22, mobilizou alunos, pais e integrantes do corpo docente da Escola Estadual Dom João Nery, no Jardim Chapadão. Eles organizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (27) contra o professor que no vídeo aparece sendo empurrado para fora da sala de aula.

Eles alegam que o docente, responsável pelas aulas de química e física no ensino médio, é responsável pelo clima conflituoso no colégio, e desmentem as alegações de que os uniformes são cobrados ou que alunos são maltratados por outros professores.

"Isso é mentira. Sou homesexual e ninguém da escola, muito menos os professores, tiveram preconceito comigo por causa disso. É um absurdo, é uma mentira tremenda", disse um estudante, em vídeo enviado ao G1.

Protesto contra professor da Escola Estadual Dom João Nery, em Campinas (SP) — Foto: VC no G1

Mãe de um estudante de 15 anos, Rita Terin, de 47 anos, conta que o filho sofre com as perseguições do professor. "Às vezes ele chega em casa e diz: 'mãe, eu não aguento mais'. Meu outro filho já teve problemas com ele também. Eu faço parte da Associação dos Pais e Mestres, e não existe essa reclamação dele pelos uniformes. Nós fazemos a doação", conta.

Uma das mães participantes do ato realizado na entrada dos alunos na manhã desta segunda-feira, Rita conta que o vídeo que mostra a discussão entre os professores foi gravado no período da tarde, fora do horário de aula do docente.

"Ele desrespeita a direção, os pais, incentiva os alunos a mentir. Não era para ele estar naquele horário na escola", opina.

A mãe de uma garota de 15 anos, que pediu para não ser identificada, alega que o professor tem comportamento "estranho com alguns alunos, invadindo a privacidade". "Outro dia ele queria abraçar minha filha, disse que era para ver se ela se sentia confortável na presença dele", relata.

Pais e alunos fizeram manifestação contra o professor que aparece sendo empurrado no vídeo acima

Pais e alunos fizeram manifestação contra o professor que aparece sendo empurrado no vídeo acima

Questionado sobre as reclamações de pais e alunos, o professor alega que já respondeu alguns processos internos, que foram encerrados. Entre os comportamentos citados como estranhos por alguns manifestantes ouvidos pelo G1, estão o de meditar em sala de aula.

"Eu influencio sim meu alunos, sempre para o bem. Tanto é verdade, que eu em todos os intervalos, todos mesmo, sento e pratico meditação com eles. Não tenho vergonha disso e nunca terei, embora não tenho (e nunca tive) nenhuma religião."

Procurada para comentar as reclamações de pais contra o docente, a Diretoria Regional de Ensino da Campinas reforçou, em nota, "que o professor responde a processo administrativo na Secretaria da Educação. O processo pode resultar em seu afastamento das atividades escolares."

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você