Por Laércio Romão, TV Centro América


Pais dormem em filas para fazer matrícula dos filhos em escolas de Sinop (MT) — Foto: TV Centro América

Para garantir a matrícula dos filhos, pais estão dormindo em filas na frente das escolas em Sinop, a 503 km de Cuiabá. Os alunos que terminaram o ensino fundamental, nas escolas municipais, vão para as escolas estaduais, que ofertam o ensino médio. Os pais já estavam na fila desde terça-feira (2), sendo que alguns passaram quase 20 horas aguardando a escola abrir.

Na Escola Estadual São Vicente de Paula, no Bairro São Cristóvão, os pais enfrentaram chuva na fila — Foto: TV Centro América

Os pais enfrentaram chuva e dormiram nos locais. Um dos motivos apontados pela assessoria pedagógica da Secretaria de Educação (Seduc), é que os pais têm preferência pelo turno em que os filhos vão estudar, se durante o dia ou a noite.

Quem faz a matrícula primeiro garante a vaga no turno que escolheu. O prazo de alunos que serão remanejados será do dia 16 de janeiro a 19 desse mês. No caso de alunos novos e de outras redes, o período de matrícula será entre os dias 23 e 26 de janeiro.

Pais dormem na fila em busca de vagas em escola pública

Pais dormem na fila em busca de vagas em escola pública

Na Escola Estadual São Vicente de Paula, no Bairro São Cristóvão, os pais enfrentaram chuva na fila. Alguns moradores fizeram revesamento entre os parentes para não perder o lugar.

As matrículas são para novos alunos e vão até sexta-feira (5). Segundo a direção da unidade, são 450 vagas e, por dia, são atendidas apenas 150 pessoas porque é a quantidade que os profissionais conseguem atender.

Segundo a assessoria pedagógica, 90% dos novos alunos da rede estadual já foram direcionados para as escolas que devem estudar.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1