Por Patrícia Teixeira, G1 Campinas e Região


Mãe encontrou ratos recolhidos na escola infantil da rede pública de Paulínia — Foto: Arquivo pessoal

Pais de alunos flagraram ratos dentro de uma escola de educação infantil da rede pública de Paulínia (SP) nesta quarta-feira (11). Fotos feitas por uma das mães mostram os animais já mortos em uma lixeira da instituição. Funcionários confirmaram ao G1 que desde a semana passada são encontrados, em média, um rato por dia. Só nesta quarta foram três, inclusive entre os cobertores usados pelas crianças.

Os casos foram registrados na Emei Rosa Vassalo Secomandi, que é da Prefeitura e fica no bairro Vila Bressani. A administração municipal programou limpeza e desratização para os próximos dias. As aulas da sexta-feira (13) foram suspensas na escola.

"Hoje mataram mais três ratos, um deles saiu de uma sala e foi pra sala da minha filha. Elas estavam no pátio na hora. Apareceu na quarta passada e a escola não falou nada. [...] Não vou levar ela essa semana. Como vou levar com um monte de ratos na escola? Um absurdo", desabafa a advogada Amanda Lopes Diaz, mãe de uma menina de 5 anos.

Segundo Amanda, ela ficou preocupada quando soube que os animais estavam em edredons, porque a filha dela pode ter usado. "Fiquei desesperada. A diretora informou que não foram usados os edredons", completa.

EMEI Rosa Vassalo Secomandi, em Paulínia, tem casos de ratos encontrados dentro da instituição — Foto: Arquivo pessoal

Risco

Outra mãe que tem duas filhas na escola, e preferiu não ser identificada na reportagem, conta que acompanhou uma visita nas dependências da unidade nesta terça (10), solicitada pelos pais, e encontrou baratas e sujeira na cozinha. Ao saber que mais ratos foram encontrados, também buscou as filhas mais cedo nesta quarta.

"É muito difícil essa situação, chega a ser vergonhoso o que estamos passando diante da cidade que a gente vive. O risco das crianças, dos funcionários, dos vizinhos da área da escola. A gente fica assustado. O cobertor que a criança dormiu pode ter urina de rato", conta a mãe.

A fisioterapeuta Juliana Martinati Araújo também tem uma filha de 5 anos e está preocupada com a falta de limpeza. Ao buscar a filha nesta quarta, a menina contou o ocorrido. "Ela acabou de falar que ainda tem ratos na escola".

Segundo Juliana, uma professora chegou a tirar as crianças da sala de aula por conta dos animais. "Eu fiquei sabendo através de uma outra mãe que foi buscar os filhos e tinha uma professora tirando os alunos da sala porque tinha ratos na sala. Depois foi visto cocô de rato pela escola", conta.

Fezes de rato foram encontradas em escola da rede municipal de Paulínia — Foto: Arquivo pessoal

O que diz a Prefeitura?

Segundo nota enviada pela Prefeitura de Paulínia, numa mesma quadra ficam, além da Emei, uma creche e um Centro Municipal de Ensino Profissionalizante (Cemep). A creche passou por desratização no início de abril, como parte de um procedimento periódico, de acordo com a Unidade de Vigilância e Zoonoses (UVZ)

"Com isso, houve aumento na probabilidade de aparecimento de roedores mortos nos arredores", diz a nota.

Um mutirão de limpeza nas três unidades e nos arredores será feito nesta quinta (12) esexta (13). "A Secretaria de Obras e Serviços Públicos realizará roçada, retirada de galhos e entulhos no entorno. A Secretaria esclarece ainda que todas as unidades de ensino possuem funcionários de limpeza e que periodicamente contam com o trabalho de uma equipe volante que atua para intensificar a limpeza nas escolas"

Na sexta, a partir das 17 horas, também serão realizados os procedimentos de desratização e dedetização nas três unidades, informou a administração municipal. Somente na Emei não haverá aula.

A UVZ informou que "as armadilhas para roedores instaladas na escola são totalmente inofensivas para seres humanos".

Ratos estavam na lixeira dentro da escola pública em Paulínia — Foto: Arquivo pessoal

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1