Por Marcos Vasconcelos, TV Paraíba


Pais de estudantes de uma escola estadual na Paraíba relatam que o diretor da instituição estaria cobrando dinheiro para o conserto de ônibus escolar — Foto: Reprodução/TV Paraíba

Pais de estudantes de uma escola estadual do distrito de São José da Mata, em Campina Grande, relatam que o diretor da instituição estaria cobrando dinheiro para o conserto do ônibus escolar da comunidade. Em depoimento à TV Paraíba, José Marcos Alexandre, pai de uma estudante, alega que, após alguns alunos praticarem vandalismo contra o transporte, o gestor estaria cobrando o valor do conserto do veículo.

O G1 entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Estado da Educação (SEE), mas, até a publicação desta reportagem, não houve resposta.

Diretor de escola estadual cobra taxa para matricular estudantes em Campina

Diretor de escola estadual cobra taxa para matricular estudantes em Campina

De acordo com José Marcos, o transporte foi alvo de vandalismo em abril deste ano, quando alguns alunos danificaram os bancos do ônibus escolar. Por não ter identificado o autor do vandalismo, o diretor da Escola Estadual José Miguel Leão resolveu cobrar o valor de R$ 800, dividido entre cem pais dos estudantes da instituição.

Os pais afirmam ainda que quem não pagou o dinheiro está proibido de fazer a matrícula dos filhos na instituição. Em um áudio enviado pelo gestor da escola para José Marcos, através de um aplicativo de mensagens, o diretor diz que quem não pagou só pode efetuar a matrícula quando pagar os R$ 8.

Diretor de escola mandou áudio para pai de estudante afirmando que alunos só poderiam realziar matrícula após valor cobrado para conserto de ônibus escolar, na Paraíba — Foto: Reprodução/TV Paraíba

A TV Paraíba conversou com o diretor da escola, Paulo César, que não quis gravar entrevista, mas confirmou que o caso aconteceu. Segundo o diretor, ele não está impedindo que nenhum estudante faça a matrícula na escola, porém, o gestor disse que está avisando aos pais que estão devendo o valor que todos serão acionados na Justiça.

"Não é justo cobrar esse valor sem saber qual foi o aluno que fez isso, tô preocupada porque eu não fui nem lá matricular meus filhos, porque só pode quando pagar e eu não vou pagar", disse a agricultora Luciana Félix Alves.

Ainda segundo José Marcos, o custo pelo serviço tem que ser do Estado e não rateado entre os pais. O homem conta ainda que a filha está sofrendo constrangimento na escola porque, sempre que chega para assistir aula, é cobrada pelo valor na frente dos colegas, e que a menina chegou a ser ameaçada pela direção da escola de que, caso não pagasse, não poderia continuar frequentando as aulas.

Com medo de ficar sem a vaga dos filhos, a mãe de outra estudante da escola, a agricultora Juliana de Araújo, resolveu pagar o dinheiro cobrado pelo diretor da instituição. "Se eu não pagasse como era que meus filhos iam estudar o ano que vem? Que eles precisam de estudar né, como todos os que pagaram e os que não pagaram. Então foi o jeito, não teve outra alternativa", disse.

Pais afirmam que quem não pagou dinheiro para conserto de ônibus escolar está proibido de fazer a matrícula dos filhos em escola estadual da Paraíba — Foto: Reprodução/TV Paraíba

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1