Por MGTV


Pais do Cmei Victor Hugo reclamam sobre fechamento da unidade — Foto: Reprodução/TV Integração

Pais de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Victor Hugo Lopes, em Divinópolis, se reuniram na manhã dessa terça-feira (23) com a direção da escola, para cobrar esclarecimentos sobre o anuncio de fechamento da unidade feito pela Prefeitura no dia 15 desse mês.

Além deste CMEI, a Prefeitura anunciou que para 2019, a unidade de ensino infantil Douglas Miguel Vilela, localizada no Bairro Santo Antônio, também terá as atividades encerradas.

Na ocasião, o Executivo informou que o fechamento do CMEI Hugo Lopes do Bairro Sagrada Família se dava em razão da baixa procura de alunos para o próximo ano. No CMEI do Bairro Santo Antônio, a justificativa é que será fechado por questões de acessibilidade e infraestrutura.

Para os pais, as justificativas da Prefeitura não são válidas e o fechamento pode colocar várias famílias que dependem do CMEI do Sagrada Família em dificuldade.

"A Escola para onde querem remanejar nossos filhos não suporta a quantidade de crianças, e também não está preparada para recebê-las. Nossos filhos são pequenos, a maioria aqui tem é 4 anos. Não dão conta de ir ao banheiro sozinhos, de amarrar um tênis por exemplo. Isso nos deixa muito inseguros”, disse a cuidadora de idosos, Priscila Brites.

Priscila falou também que é inviável realocar os estudantes em outras unidades, até mesmo por causa da distância que os pais teriam que andar para chegar até a nova escola.

“São bairros distantes. Tem mães aqui que vão andar até dez quarteirões de distância da nova escola, está bem complicado. Vai ter mães que vão até que ter que trocar horário em serviço para levar os filhos e a Prefeitura não vai dar transporte”, disse.

A dona de casa, Anny Gabriele afirmou que os pais tentarão uma reunião com a Prefeitura ainda nesta semana para tentar manter o CMEI aberto.

"A palavra que tenho para hoje é indignação, com essa situação. Para mim, essa justificativa de baixa de alunos não faz sentindo. Todo ano temos muitos cadastros e isso até a direção da escola já falou, então o que a Prefeitura falou não bate com o que está acontecendo", relatou Anny.

Remanejamento

A Prefeitura informou que os alunos do CMEI Sagrada Família serão encaminhados à Escola Municipal Paulo Freire, no Bairro Dona Rosa. Os estudantes do Bairro Santo Antônio serão realocados na Escola Municipal Oribes Batista Leite, no Bairro Ipiranga.

Ainda de acordo com o Executivo, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) havia informado aos pais e aos professores anteriormente quanto às adequações. Apesar disso, no dia último dia 13, o MGTV exibiu uma reportagem com mães de alunos do Cmei Victor Hugo Lopes questionando a decisão.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1