Por Everton Sousa e Patricia Leal, Diário TV 2ª Edição


Escola foi invadida e furtada durante horário de aula nesta semana

Escola foi invadida e furtada durante horário de aula nesta semana

Nesta quinta-feira (8), pais de alunos da Escola Municipal Antônia Melo Regianni, que fica na Vila Perracinni, em Poá, se reuniram para pedir segurança na unidade. A preocupação é porque um homem invadiu a escola em pleno horário de aula nesta terça-feira (6).

A Prefeitura disse que é necessário prudência para fazer novos investimentos, por conta da perda da arrecadação do Banco Itaú e que todo efetivo da Guarda Municipal está empenhado na segurança das escolas.

"Ninguém viu, ele ficou escondido. E no momento em que as crianças estavam no intervalo, ele aproveitou para entrar em duas salas. Em uma sala, ele roubou só dinheiro de uma professora e da professora do meu filho, inclusive, roubou a carteira inteira", conta a dona de casa Daniela Quintiliano.

Apesar de ninguém ter ficado ferido, as mães estão apavoradas. "Da mesma forma que o cara conseguiu entrar, ter a facilidade de entrar, roubar um professor, podia ter feito coisa pior. Uma criança mesmo ter visto ele, não podia ter matado a criança por ter visto ele? E a segurança das nossas crianças, fica onde?", questiona a dona de casa Karina Medeiros.

As reclamações sobre falta de segurança não se referem apenas a esta unidade. As monitora de qualidade Amanda Gonçalves mudou os dois filhos de escola por este motivo.

"Eles estudavam na escola Cláudio Leonel, aqui na Vila Júlia, e eu transferi eles de escola, porque o portão da escola é quebrado, não tem segurança nenhuma e à noite acontecia de viciados em droga, pular, usar maconha, outros entorpecentes. Quando era durante a manhã, as crianças não podiam ficar no pátio, porque eles podiam pegar alguma coisa e colocar na boca", conta a monitora de qualidade.

Pais reivindicam segurança em escola municipal de Poá. — Foto: Reprodução/TV Diário

No ano passado, foi aprovada uma lei municipal para garantir a segurança dos patrimônios públicos de Poá. Segundo o documento, a integridade do patrimônio público deverá ser assegurada diuturnamente, inclusive aos sábados domingos e feriados. Para isso a Prefeitura de Poá poderá contratar uma empresa especializada devidamente regulamentada.

Nesta quinta-feira (8), uma viatura da Guarda Civil estava em frente à escola mas, segundo as mães, essa não é a realidade de todos os dias.

"Hoje passou, você viu. Mas não passa aqui, não tem segurança nenhuma para as crianças", diz a aposentada Vanda Camargo.

"Estamos sofrendo uma perda de arrecadação do Banco Itaú, então isso requer uma prudência para qualquer tipo de investimento. Enquanto isso não acontece, nós estamos todo o nosso efetivo da Guarda Municipal para fazer o melhor com o nosso efetivo", explica Carlos Setsuo, secretário de Segurança de Poá.

O crime na escola foi registrado por câmeras de monitoramento. Um suspeito de 26 anos foi detido e solto na sequência, depois de passar o período do flagrante.

"Nós já estipulamos uma orientação e um breve curso de aperfeiçoamento para todos os controladores de acesso que hoje existe na rede pública de ensino", completa Setsuo.

Ainda segundo o secretário de Segurança, a polícia deve pedir a prisão temporária do homem suspeito de invadiu a escola nesta semana.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!