Por Luiz Gonzaga Neto, TV Centro América


Pais protestam contra infraestrutura de escola — Foto: TVCA/Reprodução

Pais de alunos da Escola Municipal José Torquato, no Bairro Residencial Coxipó, em Cuiabá, fizeram um protesto nesta quinta-feira (8), na porta da escola, reivindicando melhorias na infraestrutura da unidade de ensino.

Os pais trancaram o prédio e impediram a entrada de servidores e alunos. Eles reclamam que as más condições da estrutura unidade escolar estão colocando as crianças em risco.

A principal reivindicação é resolver o problema em uma caixa de esgoto que transborda. Para impedir o vazamento, os servidores fizeram um buraco na parede da fossa para que os dejetos caiam na rua.

Secretária admitiu qu 96 escolas estão em situação precária — Foto: TVCA/Reprodução

No entanto, a água escorre pelo pátio da escola, onde as crianças brincam. A dona de casa Andreia Silva, mãe de um dos alunos da unidade, disse que fica preocupada.

"Eu fico com medo de que meu filho fique doente, por estar em contato com o esgoto", declarou.

A unidade escolar também tem problemas no forro, que está caindo. E, quando chove, as salas ficam inundadas pela água que entra pelo telhado.

Comunidade faz protesto e pede reforma em escola

Comunidade faz protesto e pede reforma em escola

A secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Educação, Edilene Machado, disse que a escola já está em uma lista de escolas que precisam ser reformadas.

Ela informou que 96 escolas municipais estão com infraestrutura precária. Dentre essas, cinco aguardam o término do processo licitatório para que as obras de reforma comecem, incluindo a José Torquato.

Segudo a secretária, as obras de reconstrução da escola deve começar em 60 dias. Mas, como é reforma, o prazo é de, pelo menos, um ano, até que tudo fique pronto.

A reforma está orçada em pouco mais de R$ 2 milhões.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1