Por G1 Ribeirão e Franca


Pais denunciam escola municipal com rachaduras nas paredes em Jardinópolis, SP

Pais denunciam escola municipal com rachaduras nas paredes em Jardinópolis, SP

Forro caindo, vidros quebrados e paredes com rachaduras são alguns dos problemas que têm assustado pais de alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Padre Gisberto Pugliesi, no bairro Vila Reis, em Jardinópolis (SP).

Segundo eles, a falta de manutenção na estrutura da escola coloca não só as crianças em risco, mas também os funcionários. Inseguros, pais e estudantes querem melhorias da administração pública no prédio, uma vez que a chance de um acidente grave acontecer é grande.

“Tem que melhorar”, diz a pequena Yasmin, de 4 anos, nos braços da mãe.

Em nota, a prefeitura informou que uma equipe da Secretaria de Obras vai avaliar a situação.

Yasmin, de 4 anos, pede reforma na escola para estudar em Jardinópolis, SP — Foto: Antônio Luiz/EPTV

Reclamações

Imagens feitas pelo pai de um dos estudantes mostram a precariedade do prédio. Nas salas de aula, faltam vidros nas janelas, há rachaduras do teto ao chão, fios soltos e o forro sem várias partes. Pedras seguram o telhado e o muro também apresenta trincas.

A dona de casa Juliana de Almeida Pires leva a filha Yasmin todas as manhãs para a escola. Segundo ela, os problemas na estrutura acontecem há muito tempo. A mãe diz que chegou a pedir a transferência da menina para outra instituição.

“Quando eu fiquei sabendo que ela vinha para cá, eu fiquei desesperada, porque eu vi como que é por fora a escola, eu pedi até transferência, mas não consegui”, afirma.

Escola municipal infantil Gisberto Pugliesi, em Jardinópolis, SP — Foto: Antônio Luiz/EPTV

Juliana diz que a situação se agrava nos dias de chuva, porque o refeitório e o corredor de passagem dos alunos não são cobertos. A única proteção é uma tela. Quando o tempo muda, as atividades das crianças ficam comprometidas.

“Dependendo da chuva, molha tudo e as crianças não têm como tomar café. Elas têm que tomar no chão. Tem um corredorzinho que alaga, as crianças têm que ficar pulando para não colocar o pé na água. Elas podem escorregar e cair.”

Parte do forro da escola Gisberto Pugliesi já desabou em Jardinópolis, SP — Foto: Reprodução/EPTV

Mãe de outra menina matriculada na escola, Amanda Firmino diz que tem medo de levar à escola, principalmente em dias de chuva.

“Não estou satisfeita. Esse teto caindo, qualquer chuva que der pode cair na cabeça dela ou das funcionárias. É um perigo para aas crianças, para as professoras. Não está bom não, tem que melhorar muito. É perigoso para todo mundo.”

Segundo Amanda, a diretora chegou a enviar ofícios à Prefeitura, solicitando melhorias, mas nenhuma providência foi tomada.

“Ela [diretora] falou que estão querendo fazer cachorro-quente para arrecadar dinheiro para ver se arruma, porque a prefeitura até agora nada, nenhuma posição. É o que ela está tentando fazer, está tentando fazer o melhor.”

Vidros quebrados também fazem parte dos problemas na escola municipal de Jardinópolis, SP — Foto: Reprodução/EPTV

Para a empregada doméstica Janaina Fernanda Barbosa, mãe de um menino, se a situação continuar, alguma fatalidade pode acontecer.

“Eu acho que a maioria dos lugares espera acontecer uma tragédia para poder tomar uma decisão. O medo é de cair na cabeça, porque o telhado está caindo. Eu peço a Deus que não aconteça nada”, conta.

Em nota, a Prefeitura de Jardinópolis disse que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos está avaliando as condições da escola para que as providências para os consertos sejam tomadas.

Paredes rachadas e telhado sem forro são alguns dos problemas da escola em Jardinópolis, SP — Foto: Reprodução/EPTV

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?