Por EPTV 2


Pais de alunos reclamam de estrutura de escolas em Franca, SP

Pais de alunos reclamam de estrutura de escolas em Franca, SP

Antes mesmo de as aulas começarem, os pais de alunos do ensino infantil de Franca (SP) estão preocupados com a infraestrutura das escolas municipais da cidade.

No final do ano passado, a Prefeitura fechou quatro instituições para a realização de uma reforma exigida pela Secretaria Estadual de Educação e os estudantes precisaram ser transferidos para um novo local que, segundo os pais, está em péssimas condições.

Um desses exemplos é a Escola Municipal Professor Otávio Martins de Souza Júnior. Na estrutura do prédio são visíveis rachaduras no muro, grades quebradas e buraco na parede. A instituição de ensino deverá receber 80 crianças a partir de fevereiro.

Escola municipal de Franca (SP) apresenta problemas na estrutura e preocupa pais de crianças. — Foto: José Augusto Júnior/EPTV

O representante comercial Rafael Khodor é pai de um dos alunos que foi transferido. Ele contou qual foi o motivo para o fechamento da outra instituição de ensino.

“Eles falaram que seria por causa da cozinha e o gás que estava interno, então os pais se propuseram a fazer as mudanças necessárias no período de férias e eles falaram que não, que já tinha projetos para a escola. As crianças entraram de férias no final do ano passado, eles foram lá e tiraram tudo da escola, a escola está lá hoje toda abandonada”, diz.

De acordo com a comerciante Margarida Leal, mãe de um dos estudantes, o novo prédio não tem estrututura adequada para receber as crianças.

“Aqui tem um banheiro feminino e masculino com um vaso sanitário só. Os produtos de limpeza ficam guardados no banheiro de acessibilidade, ou seja, fica de fácil acesso e a gente está falando de crianças de 5 ou 6 anos de idade. As salas de aula são extremamente quentes e o gás está ao lado de uma sala de aula. Aqui é estrutura zero para nossos filhos”, conta a comerciante.

O secretário municipal de educação, Edgar Ajax, prometeu que vai analisar as reclamações feitas pelos pais, mas garante que a escola tem sim condições de receber os alunos.

“Vou visitar essa escola logo no início das aulas, vai ser uma das primeiras que vou visitar juntamente com o engenheiro da Secretaria. E se de fato esse apontamentos forem consistentes, nós vamos tomar medidas para seja corrigido. É importante dizer que a escola onde os nossos alunos foram transferidos, não há nenhuma manifestação contrária por parte da supervisão do estado”, afirma Edgar.

Muros e grades quebradas em escola municipal de Franca (SP) preocupa pais de alunos. — Foto: José Augusto Júnior/EPTV

O secretário também informou que o critério de escolha das transferências para a escola Professor Otávio Martins de Souza Júnior se deu a partir do endereço residencial de cada aluno.

“As crianças estão sendo transferidas de forma zelosa, esse processo todo está acontecendo de forma muito atenta. Nós buscamos fazer com que esses alunos fossem transferidos para escolas mais próximas a casa deles. A Secretaria do Estado da Educação está aberta ao diálogo aos pais que não se sentirem confortáveis nessa escola. Eles têm a oportunidade de optar por outra unidade”, explicou.

Ainda de acordo com o secretário, não tem um prazo para o começo e nem para o fim das obras nas escolas desativadas. Ele também disse que a Prefeitura não definiu qual será o destino desses prédios após as reformadas. Eles poderão permanecer como escolas ou virarão creches.

Pais reclama de infraestrutura de escola municipal de Franca (SP) — Foto: José Augusto Júnior/EPTV

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1