Topo

Pais acusam campanha de Bolsonaro de usar imagem de criança sem autorização

Do UOL, em São Paulo

09/10/2022 16h38

Pais acusam o presidente Jair Bolsonaro (PL) de usar a imagem de uma menina de 9 anos em vídeo de campanha eleitoral sem autorização. Em registro de ocorrência, eles dizem que a escola pediu autorização apenas para uma gravação de vídeo dos alunos em um passeio por pontos turísticos de Brasília, em alusão à Copa do Mundo.

Por isso, a instituição de ensino pediu para que as crianças usassem camisa da seleção brasileira. Os alunos foram levados ao Palácio do Alvorada, onde aparecem em vídeo gravado com Bolsonaro cantando a música "Mostra tua força, Brasil."

A denúncia, publicada inicialmente pelo Metrópoles, foi confirmada pelo UOL Notícias, que teve acesso às informações da ocorrência e entrou em contato com o pai responsável por relatar o caso.

Procurada, a Presidência da República disse que não se manifesta sobre investigações em andamento "para não prejudicar as apurações." A instituição de ensino não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem.

Pedido de pai não foi atendido por campanha. As imagens, postadas na sexta-feira (7) no Twitter de Fabio Wajngarten, coordenador de comunicação de campanha do presidente, ainda não foram deletadas, apesar do apelo feito pelo pai da criança em mensagem enviada na rede social. Reproduzido por apoiadores de Bolsonaro, o vídeo viralizou na internet.

Os pais da criança registraram ocorrência na Delegacia da Criança e do Adolescente de Taguatinga, no Distrito Federal, informando que a participação no evento de campanha eleitoral foi feita sem o consentimento das famílias.

Escola pediu autorização para "gravação de videoclipe". O pedido de autorização foi encaminhado aos pais pela coordenação da escola no dia 21 de setembro para "gravação de videoclipe."

O pai da menina, que optou por não ser identificado, disse temer que a filha sofra represálias na escola por causa da repercussão do caso. A família disse que irá se reunir com a direção da instituição de ensino amanhã.