publicado dia 24/01/2023

Painel de Indicadores da Educação Especial apoia a formulação de políticas públicas

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O Instituto Rodrigo Mendes (IRM), em parceria com Instituto Unibanco e apoio do Todos pela Educação, do Centro Lemann de Sobral e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), lançou o Painel de Indicadores da Educação Especial. On-line e gratuita, a ferramenta está disponível no Portal DIVERSA.

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O objetivo é instrumentalizar gestores na criação de políticas públicas baseadas em dados e evidências, auxiliar nas ações de advocacy e facilitar o acesso a dados seguros e de qualidade sobre a educação de pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e/ ou com altas habilidades/ superdotação. 

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“Esse conjunto de dados é essencial para entender a realidade da educação especial, monitorar quanto ela vem avançando, o que demanda aprimoramento e estar atento contra retrocessos”, sintetiza Karolyne Ferreira, analista de advocacy do Instituto Rodrigo Mendes.

O Painel mostra, por exemplo, o aumento de 47% em 2007 para 88,4% em 2021 do número de matrículas de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns – uma conquista histórica para os direitos de todos e todas.

Por outro lado, apenas 5,5% dos professores regentes possuem formação em educação inclusiva, a falta de acessibilidade nas escolas é expressiva – 29% delas não possuem qualquer recurso de acessibilidade – e chama a atenção a alta taxa de distorção idade-série dos estudantes público-alvo da Educação Especial: em 2021 a taxa foi de 36,6%, enquanto o total de estudantes da educação básica no mesmo período foi de 7,7%. 

“É importante que eles tenham essa formação e a escola seja inteiramente acessível porque a inclusão não acontece só no momento da matrícula, mas depende de práticas pedagógicas, dos profissionais que estão na escola, dos espaços, para se sustentar”, explica Karolyne.

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