Ana Cristina Rosa

Jornalista especializada em comunicação pública e vice-presidente de gestão e parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Cristina Rosa
Descrição de chapéu Enem Fies

Os nós para reduzir nossas desigualdades

Brasileiros sabem que progresso está condicionado à redução das disparidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Será que alguém em sã consciência acredita que haja alguma chance real de desenvolvimento do Brasil sem que seja debelada a extrema desigualdade socioeconômica que caracteriza a nação e sem um projeto continuado de qualificação da educação?

Felizmente, a percepção da maioria dos brasileiros é a de que este é um país que não "vai pra frente" sem encarar com seriedade suas imensas discrepâncias, sendo que 87% consideram obrigação dos governos reduzir a diferença entre os muito ricos e os muito pobres.

O dado é da pesquisa "Nós e as Desigualdades", realizada pela Oxfam Brasil e pelo Instituto Datafolha, divulgada dia 15. Para 85% dos entrevistados, o progresso está condicionado à redução das disparidades. Infelizmente, o levantamento também aponta para a "queda do otimismo individual e ascensão do ceticismo social": 65% não acreditam na redução das desigualdades nos próximos anos.

Coisa bastante compreensível numa pátria de miseráveis —mas não de bobos—, onde 10% dos jovens entre 11 e 19 anos abandonaram os estudos e o índice de menores não alfabetizados mais que dobrou na pandemia.

Num cenário desses, é natural que 54% não acreditem que a educação iguale as chances de crianças pobres virem a ter uma vida bem-sucedida e que 62% duvidem que o trabalho equalize as chances dos mais pobres. Um verdadeiro choque de realidade na falácia da meritocracia.

Ao mesmo tempo, a pesquisa revelou apoio social a políticas públicas de inclusão, como a lei de cotas para ingresso nas universidades federais —considerada importante por 74%.

Entre as principais prioridades listadas para reduzir as desigualdades estão investimentos públicos em educação e saúde, aumento da oferta de empregos, combate à corrupção, combate ao racismo e aumento do salário-mínimo.

São informações muito relevantes, especialmente a menos de duas semanas das eleições gerais no país onde 33 milhões passam fome, mas não perdem a gana de viver.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.