Brasil

Organizações da sociedade civil lançam rede de combate à desigualdade

ABCD é formada por 30 grupos, entre eles a Coalizão Negra por Direitos, a Oxfam Brasil e o Instituto Ethos
Grupo reúne mais de 30 organizações da sociedade civil para colocar o tema da desigualdade em destaque na agenda pública Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo
Grupo reúne mais de 30 organizações da sociedade civil para colocar o tema da desigualdade em destaque na agenda pública Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

RIO — A pandemia da Covid-19 evidenciou as desigualdades existentes no país. Nesse contexto, mais de 30 organizações da sociedade civil se articularam com o objetivo de reunir esforços e colocar o tema em destaque na agenda pública. Nesta terça-feira, em live, às 18h, elas irão lançar a Ação Brasileira de Combate às Desigualdades (ABCD).

O lançamento se dará em uma mesa de debates com participação de Douglas Belchior, da UNEAFRO e da Coalizão Negra por Direitos; Neca Setubal, da Fundação Tide Setubal; Maria Sylvia Aparecida de Oliveira, do Geledés; e Oded Grajew, da Oxfam Brasil, da Rede Nossa São Paulo e do Instituto Ethos. A conversa será transmitida nos canais do Facebook e do Youtube das respectivas organizações.

Auxílio emergencial: foi a única renda da população mais pobre, mostra FGV

"Não é de hoje que o Brasil apresenta um quadro de desigualdades crônicas, resultantes de sua própria estrutura econômica e tributária e aprofundadas por uma série de políticas públicas e ações da sociedade. Com a pandemia de Covid-19, esse cenário não apenas ficou mais evidente como se exacerbou: não é possível mais adiar a adoção da pauta do combate às desigualdades como prioridade nacional", afirma a rede, em nota.

A ABCD é formada por movimentos sociais, culturais e religiosos, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, acadêmicos, ativistas e outras organizações comprometidas com a redução das desigualdades no país. Para esse propósito, são considerados diferentes recortes: racial, de gênero, de renda, territorial, social, ambiental, política e de acesso e expressão cultural.

Ensino-online: pesquisa com professores revela desigualdade

O grupo se propõe a promover debates abertos, disseminar e apoiar iniciativas para reduzir as desigualdadess. A Ação Brasileira de Combate às Desigualdades também pretende divulgar dados e análises sobre o tema, disseminar informações em formatos inovadores e promover ações culturais de mobilização.