Por Guia do Estudante

Para se obter bons resultados nas provas e no vestibular é essencial sentar-se na cadeira e, de fato, estudar. Mas, com organização e planejamento, essa tarefa pode se tornar um pouco mais agradável e eficaz. Por isso, confira 5 dicas que podem ajudar quando o assunto é organização dos estudos.

1- Mantenha a organização

A primeira coisa a ser feita é separar todo o material que será necessário para estudar. Deixe tudo ao seu alcance, assim facilitará os estudos e vai evitar a distração de ficar procurando os itens que precisa na hora.

"Separe todo material necessário para estudar. Por exemplo: caneta e papel, para anotar informações importantes e escrever sobre o que está estudando", elenca a psicóloga e professora universitária, Elaini Karoline Russi.

Não esqueça também das apostilas e dos materiais que serão estudados naquele período. Porém, a mesa deve conter apenas o que será utilizado para estudar, qualquer item que não faça parte dessa atividade deve ser retirado, como, por exemplo, um livro que não será utilizado, roupas, mochila.

"Organizar a mesa de estudo é deixá-la o mais limpa possível", acrescenta Elaini.

2- Mantenha-se hidratado

Tão importante quanto organizar os materiais é manter o seu corpo em boas condições físicas para aprender. Por isso, é essencial não estar com fome, sede ou sono da hora de estudar. A garrafinha de água sempre ao lado será a companheira ideal do estudante durante todo o período de estudo.

"É essencial hidratar-se enquanto estuda", reforça Elaini.

3- Estude em um ambiente adequado

Outro fator importante para facilitar o aprendizado e manter a saúde física é estudar em um ambiente adequado.

"Em relação ao ambiente deve-se levar em consideração iluminação, temperatura e o som", explica Elaini.

Por isso, o ambiente além de limpo, deve ter boa iluminação, para não forçar a visão do estudante; deve ser bem arejado, pois ambientes muito quentes são desconfortáveis; e em relação ao som, deve ser o mais silencioso possível, para manter a concentração.

"Cuidado com TVs ligadas enquanto estuda, pois isso prejudica", alerta Elaini.

Por falar em desconcentração, não estude com notificações de WhatsApp e Instagram ligadas. As redes sociais são as maiores vilãs quando o assunto é dispersão na hora dos estudos. Olhe as redes sociais apenas nas pausas dos estudos e, mesmo assim, não fique perdendo muito tempo com elas.

4- Planeje o que vai estudar no dia

O planejamento diário do que vai ser estudado é extremamente importante, pois ajuda na definição das atividades a serem realizadas e, com isso, possibilita avaliar se o objetivo foi alcançado.

"O planejamento diminui a probabilidade de ficarmos em dúvida do que vamos estudar e aumenta a probabilidade de seguir com as atividades propostas", destaca Elaini.

Uma boa dica é usar a tecnologia como aliada na hora de se planejar. Atualmente, existem diversos aplicativos disponíveis e gratuitos para quem quer planejar uma rotina de estudos.

"Tem um site que se chama Khan Academy e que traz assuntos sobre várias disciplinas", sugere Elaini.

5- Faça fichamentos, revisões e pesquise

Para finalizar, seja um estudante proativo. Não fique somente vendo as aulas ou lendo durante horas seguidas. Anote para memorizar os assuntos, revise os conteúdos e pesquise quando não entender algo.

"Uma ótima técnica de estudo é ler o material e realizar fichamento de todos os assuntos estudados. Além disso, o computador, para quem tem essa ferramenta, pode ajudar muito no momento de pesquisar sobre as matérias, principalmente por vídeos sobre o assunto", finaliza Elaini.

Leia também

Guia do Estudante

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!