Por g1 ES


Onze alunos passam mal em escola e suspeita é de intoxicação alimentar

Onze alunos passam mal em escola e suspeita é de intoxicação alimentar

Onze alunos passaram mal depois de comerem a merenda de uma escola estadual em Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo. Os estudantes deram entrada no pronto atendimento do município na quarta-feira (6).

A suspeita dos pais é de que eles tenham sofrido uma intoxicação alimentar na escola.

No PA, os jovens se queixavam de enjoo, dor de cabeça e tontura. O caso aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Kennedy, no Centro da cidade.

De acordo com as famílias ouvidas pelo jornalismo da Rede Gazeta, as crianças podem ter se intoxicado ao comerem a salada servida na instituição.

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Kennedy — Foto: Reprodução

Em nota, a Prefeitura de Presidente Kennedy confirmou que 11 alunos com suspeita de intoxicação alimentar deram entrada no PA do município na quarta apresentando sintomas como náuseas, vômito, ardência na língua, tontura, dores de cabeça e no estômago.

Segundo a prefeitura, todos foram avaliados e medicados e, dos 11 pacientes atendidos na unidade, quatro permanecem em observação. Os demais receberam alta no mesmo dia.

A prefeitura disse que a Vigilância Epidemiológica está acompanhando o caso e esteve na instituição de ensino durante a manhã e a tarde desta quinta (7) para vistoriar os procedimentos e materiais utilizados no preparo dos alimentos.

Depois do ocorrido, agentes da Vigilância Sanitária fizeram uma vistoria na cozinha da escola e acompanharam os servidores no preparo dos alimentos.

Em comunicado, o órgão informou que não foram encontradas irregularidades e que os profissionais estavam seguindo as regras de manuseio dos alimentos. Não foram encontrados alimentos fora dos prazos de validade e os servidores usavam trajes de higiene adequados.

A Vigilância Sanitária pediu uma análise da água usada para o preparo dos alimentos e a disponibilizada nos bebedouros da escola. Solicitou ainda o registro de higienização dos filtros dos bebedouros e caixas d'água da escola.

"Os alimentos e produtos utilizados na data de ontem foram recolhidos e passarão por exame laboratorial", disse a prefeitura, em nota.

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu), que é responsável pela escola, disse que a Superintendência Regional de Educação informou que a direção escolar acionou os pais e prestou a assistência necessária aos alunos. Falou ainda que a empresa que fornece a alimentação escolar foi notificada e uma equipe da Vigilância Sanitária foi à escola.

Na quinta, as aulas aconteceram normalmente na instituição.

Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!