Por g1


Meninas da favela ganham absorvente para ir a escola

Meninas da favela ganham absorvente para ir a escola

Meninas, adolescentes e mulheres que estudam na rede pública e possuem baixa renda receberam absorventes de graça. A ação quer parar um problema constante: abandono da escola durante o período da menstruação por falta de dinheiro para compra dos produtos.

Eles foram distribuídos por estudantes do ensino médio, criadores da ONG Absorvendo Amor. A organização recebe os absorventes doados por fabricantes e distribui para alunas das escolas públicas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

LEIA TAMBÉM:

Estudantes doam absorventes para alunas de baixa renda — Foto: Reprodução/Absorvendo amor

Desde 2018, a ONG já doou mais de 140 mil absorventes para quase 9 mil meninas e mulheres da rede pública. Destes, quase 40 mil foram arrecadados e distribuídos durante a pandemia, quando a renda das famílias sofreu impacto.

Além das empresas, os estudantes também aceitam doações em dinheiro para comprarem os kits entregues.

Pobreza menstrual

Distribuição de absorventes em escolas pode diminuir evasão escolar — Foto: Reprodução/Absorvendo amor

Em outubro, o presidente Jair Bolsonaro vetou a distribuição gratuita de absorvente menstrual para estudantes de baixa renda de escolas públicas e pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema.

O veto trouxe à tona novamente a discussão sobre pobreza menstrual no Brasil: a falta de itens básicos durante a menstruação, seja por falta de informação ou de dinheiro para comprar os absorventes.

Em maio, um levantamento inédito divulgado pelo Fantástico mostrou que uma em cada quatro jovens já faltou a aula por não poder comprá-los.

VÍDEOS: Só notícia boa

Veja também

Mais lidas

Mais da editoria

Instituto Proeza capacitou 108 mulheres para desenvolver projetos de cenografia com crochê e bordado. Próximos destinos são Nova York, Roma e Paris.

'Tecendo um mundo de possibilidades': Crochê do DF 'encapa' prédios e lojas na Europa e Estados Unidos; veja vídeo - Programa: G1 DF

A paleotoca do Gandarela tem 340 m de extensão. Segundo o Ministério Público de Minas Gerais, ela pode desaparecer, já que se encontra em área de mineração. A Vale diz que, desde 2010, protege e monitora a caverna e que a área não será minerada.

Justiça de MG determina proteção de sítio pré-histórico: a maior paleotoca já encontrada no estado; entenda - Programa: Jornal Nacional

A Natura faz uma homenagem que transborda amor e afeto às mães, e traz opções para presenteá-las nessa data tão especial.

A maternidade traz reflexões sobre esse amor que transforma o mundo! Confira as opções de presentes Natura para o Dia das Mães. - Programa: g1

Publicação movimentou internet, ao receber mais de 132 mil curtidas em menos de duas horas.

Com direito a vídeo de 'beijão' em marido em cima de trio elétrico, Ivete Sangalo posta 'tbt' de carnaval nas redes sociais  - Programa: G1 BA

Vídeo já soma mais de 2 milhões de acessos em redes sociais. Caso aconteceu em Varginha, no Sul de Minas.

'Mãe, eu formei!': Idoso viraliza ao ir até mãe, de 97 anos, usando beca e com diploma em MG; veja VÍDEO - Programa: G1 EPTV Sul de Minas

Marcelo Cady, de 13 anos, mantinha os cabelos longos havia uma década.

Filho de Ivete Sangalo doa cabelo para Grupo de Assistência à Criança com Câncer na Bahia - Programa: G1 BA

Publicado 11 anos atrás, romance 'Stone Maidens' não tinha sucesso nas vendas — até que a filha divulgou o livro no TikTok. Autor ficou surpreso com a repercussão do vídeo e afirmou que está se sentindo 'abençoado'.

Romance flopado de 2012 vira líder de vendas após filha de autor viralizar no Tiktok - Programa: G1 Pop&Arte

Caso aconteceu durante a partida entre Itabuna e Barcelona, na tarde deste sábado (21). Situação foi filmada e as imagens repercutiram nas redes sociais.

VÍDEO: torcedores fazem 'vaquinha' e ajudam vendedor de batata frita que perdeu mercadoria após cair em escada em estádio - Programa: G1 BA

Ao ver que catador de materiais recicláveis estava com dificuldade para subir ladeira, motoqueiro que passava pela rua parou para ajudar a empurrar.

VÍDEO: Motociclista ajuda catador a puxar carrinho pesado em rua íngreme de SP - Programa: Jornal GloboNews

Um fuselo entrou para o Guinness após percorrer 13.650 quilômetros sem parar para comer ou descansar. Viagem durou 11 dias.

Ave bate recorde de voo mais longo sem intervalo após viajar do Alasca à Austrália
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!