Época
PUBLICIDADE

Por Pâmela Dias — Rio de Janeiro


ONG Amigos do Bem realiza projetos de educação e moradia — Foto: Divulgação
ONG Amigos do Bem realiza projetos de educação e moradia — Foto: Divulgação

“Quando a Amigos do Bem chegou, tinha 12 anos, cuidava dos meus irmãos para os meus pais poderem trabalhar na roça. Só tinha escola até a quarta série. Não tinha expectativa nenhuma de vida. Até que a ONG ajudou a criar empregos. Futuramente, ganhei bolsa de estudo e hoje ganho o meu próprio dinheiro”, relata Agna Ferreira Vitor, que nasceu no Sítio Cajueiro, no Ceará, e hoje, aos 29 anos, é pedagoga, a primeira da família a completar o ensino superior.

Para consumidores de supermercados nas principais capitais, a Amigos do Bem é apenas uma das muitas marcas de pacotes de castanhas de caju nas gôndolas. Em algumas localidades nos rincões do Nordeste, significa fonte de ensino, saúde, renda e moradia. Em todo o Brasil, é referência na área de desenvolvimento social sustentável.

Sonho virou realidade

A Amigos do Bem começou a ser idealizada em uma viagem feita pela empreendedora Alcione Albanesi ao sertão nordestino, em 1993. Após ver de perto a miséria existente em algumas regiões, ela reuniu colegas e parceiros para fazer um mapeamento das regiões mais necessitadas e das demandas mais urgentes. Desse levantamento surgiu o Projeto Casas, que já construiu 543 moradias nos municípios de Catimbau e Inajá, em Pernambuco, São José da Tapera, em Alagoas, e Mauriti, no Ceará. Para também dar acesso à água potável, foram instaladas cisternas e perfurados poços artesianos. Tempos depois foi aberta uma nova frente com a construção de centros de saúde.

— Essa primeira viagem mudou a minha forma de ver e sentir o mundo — relembra Alcione.

— Durante 10 anos, percorremos milhares de povoados para encontrar os que mais precisavam de ajuda e auxiliar com alimentos, roupas, atendimento médico e odontológico e levar esperança — afirma a fundadora e presidente da ONG.

Hoje, a instituição realiza 187 mil atendimentos por ano em quatro centros de saúde e atende 10 mil crianças e jovens em quatro escolas. Uma delas, a que fica em Inajá (PE), superou a média nacional do IDEB em 2019, ficando em 1º lugar no município.

O que gira a roda

Para que toda essa estrutura se tornasse sustentável, a ONG vislumbrou um modelo de negócios baseado na economia local. Investiu em plantações e beneficiamento de caju, oficinas de costura, fábricas de doces, de mel e de pimenta, além de oficinas de artesanato. Ao todo, são 15 unidades produtivas que geram 1,5 mil postos de trabalho e beneficiam cerca de 13 mil pessoas com renda mensal em 300 povoados.

O faturamento é considerável, porém insuficiente para bancar os custos. Por isso, são essenciais as doações de pessoas físicas, ajudas de empresas, eventos e campanhas institucionais. É verdade que a ONG conta com 10,3 mil voluntários, mas também tem 409 profissionais da educação e 300 agentes de saúde na folha de pagamento. E não recebe apoio governamental.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Apresentadora elegeu peça de R$ 40 mil para selar a união de quase 10 anos com Cacá Werneck

Vestido de noiva sexy chic: Monique Evans usa look com 15 mil pérolas e 10 mil cristais em casamento com DJ; fotos

Ator de 75 anos passou por uma cirurgia para drenar um sangramento intracraniano

Internado no Rio, Tony Ramos estava rodando filme com Lilia Cabral e em cartaz com peça com Denise Fraga

A primeira temporada da nova animação termina com polêmicas sobre mudança de gênero de personagem

Último episódio de X-Men 97 tem Morfo personagem não-binário e apaixonado por Wolverine

Cirurgia foi feita por Paulo Niemeyer Filho para tratar um hematoma subdural

Qual é o estado de saúde do ator Tony Ramos? Leia nota do hospital

Giorgina Rodríguez já havia posado com peça valiosa semelhante no mesmo festival, mas na edição do ano passado

Bruna Biancardi 'repete' joia da mulher de Cristiano Ronaldo durante ensaio em Cannes

Próximo sorteio da loteria ocorre já neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 24,3 milhões nesta quinta-feira

Ator foi internado nesta quinta-feira (16) após passar mal

Tony Ramos, de 75 anos, passa por cirurgia para drenar um sangramento intracraniano

Empresa norte-americana diz que trabalho de reconstrução do futebol foi interrompido 'sem nenhum embasamento legal', e confia que a liminar será derrubada

Vasco: Em nota oficial, 777 Partners afirma que decisão é uma 'aberração jurídica'

Corte analisa ações apresentadas por entidades de imprensa, como ABI e Abraji

STF tem quatro votos para reconhecer prática de assédio judicial contra jornalistas