25/07/2018

Olimpíadas de Física

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante, Articulista, Colunista, Docente, Consultor de Projetos Educacionais e Gestão do Conhecimento na Educação – www.wolmer.pro.br

 

O desenvolvimento de um país está também relacionado por sua cultura, e infelizmente a cultura brasileira encontra-se em ruína, a começar por nossas músicas que pouco se diferenciam de uma chafurda. principalmente depois de ler a manchete "pesquisa comprova: no Brasil o sertanejo lidera, mas o futuro é do funk", como eu disse a um amigo escritor, quando se acha que a coisa está ruim, ela acaba piorando.

Aliás, a nossa música anda tão decadente que sequer valem as poucas linhas neste texto.

Sorte que a cultura não se limita apenas a música, está também na literatura que apesar de sermos um povo que mal lê, temos excelentes escritores que podem contar com o profissionalismo de verdadeiros editores, que continuam a acreditar que o país ainda tem solução, pois como eu disse em uma palestra intitulada "A Importância da Leitura", um bom país se faz com bons leitores.

Apesar de estarmos em pleno século XXI, ainda temos os resquícios de Roma que era pão e circo e no caso, o circo fica por conta do futebol e carnaval.

O povo esquece todos os problemas em épocas assim, e como o Brasil tem sempre um campeonato acontecendo (Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Campeonato Estadual, etc...) as mídias focam suas notícias a estes assuntos e se esquecem de que o povo tem fome de boa cultura também.

Por exemplo, quantas vezes a mídia televisiva ou até mesmo virtual exaltou os ganhadores da International Physics Olympiad (IPhO), ou seja, Olimpíada internacional de física?

Poucos sabem que em 2017, o Brasil ganhou 3 medalhas de ouro e este foi o melhor desempenho do país, e o mesmo participa da IPho desde 2000, embora ela tenha começado em 1967 na Polônia.

IPhO é uma competição anual de física para alunos do Ensino Médio que tem como seletiva a OBF que é Olimpíada Brasileira de Física. O desempenho de nossos alunos tem sido bom, o que deixa o Brasil entre os 25 dos 100 países que participam.

Como é sabido, a educação será o único recurso para fazer com que nosso país se desenvolva com dignidade.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×