Por Lucas Madureira, Hygor Lemos, Bom Dia Rio


Oito em cada 10 pessoas são a favor de proibir o uso de celulares em escolas do Rio

Oito em cada 10 pessoas são a favor de proibir o uso de celulares em escolas do Rio

A Secretaria Municipal de Educação divulgou o resultado da consulta pública sobre a proibição de celulares nas escolas. Após mais de um mês, a secretaria recebeu mais de 10 mil comentários. Foram 83% de respostas a favor da proibição do uso do aparelho e 6% contrárias. E 11% das respostas foram parcialmente favoráveis.

Desde agosto, o uso do aparelho é proibido nas salas de aula do Rio de Janeiro. Eles só são permitidos com autorização dos professores, para serem usados como ferramenta de ensino. Vários países já implementaram a medida.

Na opinião de especialistas, o uso de telefone celular no ambiente escolar prejudica a aprendizagem, concentração e a saúde dos estudantes.

"Números que mostram o grande interesse por essa discussão e o quanto a sociedade está consciente da importância e urgência que esse problema precisa ser enfrentado. Fica cada vez mais claro que aprendizagem e interação humana devem ser o centro da escola e não o celular. Ninguém é contra o uso da tecnologia na educação, mas ela precisa ser utilizada de forma consciente e responsável", disse o secretário de Educação do Rio, Renan Ferreirinha.

O próximo passo da Secretaria é analisar todas as contribuições recebidas, consolidar os dados e estudar as novas medidas a serem tomadas.

Oito em cada 10 pessoas são a favor de proibir o uso de celulares em escolas do Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

Estudos sobre banimento de celular em escolas

O banimento leva em consideração diversos estudos. O mais recente foi o do PISA, a maior avaliação mundial de estudantes e realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Os dados com base no PISA revelaram que 65% dos alunos relataram que ficam distraídos com o uso de dispositivos digitais em pelo menos algumas aulas de matemática. A proporção ultrapassou 80% na Argentina, Brasil, Chile, Finlândia, Uruguai, entre outros países.

Além disso, 45% dos alunos relataram disseram que se sentem nervosos ou ansiosos se os telefones não estão perto, nos países da OCDE.

Secretaria Municipal de Educação abriu consulta pública sobre proibição de celulares em escolas — Foto: Reprodução/TV Globo

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!