Óculos que "lê" as coisas para deficientes visuais ajuda alunos no MT

Publicado em 29/07/2022 - 19:19 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Desde abril deste ano, os estudantes do Mato Grosso que têm deficiência visual contam com a ajuda de uma nova tecnologia para estudar e interagir com as pessoas e com o mundo. O governo do estado adquiriu 150 aparelhos capazes de reconhecer textos, cores, rostos, e falar para o usuário o que está diante dele.

O dispositivo se chama Orcam MyEye e é fabricado desde 2015 por uma empresa de Israel. Com o tamanho de um pendrive e apenas 22 gramas de peso, o aparelho pode ser acoplado a todo tipo de armação de óculos. Através de uma câmera frontal, a inteligência artificial da tecnologia interpreta qualquer texto ou objeto que seja apontado pelo usuário e lê para ele através de um pequeno alto-falante.

No início deste ano, o governo mato-grossense adquiriu 150 aparelhos para serem distribuídos para estudantes e professores das redes estadual e municipal de ensino. Cada dispositivo custa cerca de 14 mil reais e foi cedido em definitivo para os usuários — como explica Lucia Santos, superintendente de Diversidades da Secretaria de Estado da Educação do Mato Grosso.

A estudante Kayenne Alves tem 16 anos e cursa o primeiro ano do Ensino Médio. Com menos de 5% da visão desde que nasceu, ela foi uma das estudantes contempladas com um aparelho Orcam MyEye. Além da possibilidade de ler e estudar com muito mais facilidade, Kayenne conta que o aparelho permite que ela tenha mais autonomia no dia-a-dia.

Além do Mato Grosso, o aparelho Orcam MyEye já é utilizado em algumas escolas, bibliotecas e universidades — públicas e privadas — nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Amazonas.

De acordo com o último censo feito pelo IBGE, a população com deficiência visual em todo o Brasil em 2010 era de quase 36 milhões de pessoas.

 

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo