Foto do(a) blog

Blog dos colégios

Opinião|O Relatório PISA incluirá a avaliação da língua inglesa a partir de 2025. Como isso reflete no Brasil?

PUBLICIDADE

Foto do author Cambridge English
Atualização:

A cada três anos cerca de 60 mil alunos de 15 anos em todo o mundo passam por uma avaliação abrangente e objetiva de resultados educacionais atualmente com foco em três disciplinas-chave: matemática, ciências e leitura. Os resultados originam o relatório PISA (sigla, em inglês, de Programme for International Student Assessment, ou Programa Internacional de Avaliação de Alunos em português). Seus resultados fornecem dados que ajudam os países a melhorar as suas políticas educacionais e os resultados escolares. E essa discussão é de extrema importância para todos os envolvidos nesse contexto: de diretores, coordenadores e professores, passandopor pais e alunos, e até mesmo secretários e ministros da educação.

PUBLICIDADE

As escolas são escolhidas aleatoriamente para essa iniciativa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Brasil é uma das nações participantes. Na última edição, cujos resultados foram conhecidos em dezembro de 2019, o País figurou em 57º lugar dentre as nações do mundo - duas posições acima do resultado de 2015. E essa medida permite algumas reflexões e movimentações para que se busquem os objetivos estabelecidos para o tema.

Por exemplo, a Finlândia caiu de posição depois que reduziu a importância das avaliações, para priorizar outras habilidades. O Qatar tem PIB per capita de país desenvolvido, mas baixo desempenho no Pisa possivelmente por conta da alta desigualdade social. Já a Nova Zelândia, após uma forte queda, implantou programas para reduzir a desigualdade educacional.

E com as exigências cada vez maiores de uma educação internacional e a formação de cidadãos globais, a novidade é que em 2025 as competências em línguas estrangeiras integrarão o relatório por meio de provas que serão desenvolvidas por Cambridge Assessment English para a OCDE para que seja possível a comparação dos níveis de inglês em escolas de todo o mundo, assim como o acompanhamento do progresso e a identificação de melhores práticas do ensino e aprendizagem de idiomas.

Essa missão da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em contribuir para a sociedade por meio da busca pela educação, aprendizagem e investigação nos  mais elevados níveis internacionais de excelência é partilhadas por nós desde o início da nossa existência, há mais de 100 anos. E vemos esse momento como desafiador para o Brasil, mas também como uma possibilidade de transformação.

Publicidade

No mundo de hoje é importante poder se comunicar em mais do que uma língua.A aprendizagem de outros idiomas é uma ferramenta poderosa para facilitar a cooperação global e a compreensão intercultural e para descobrir formas novas e inovadoras de se pensar e trabalhar.

Os governos têm colocado uma ênfase crescente no ensino de línguas estrangeiras; os pais já reconhecem a importância do inglês na construção de um melhor futuro para as crianças; as escolas passaram a se debruçar mais em conhecer os benefícios dos métodos bilíngues ou mesmo dos programas estruturados de línguas; as instituições de ensino superior despertaram para a possibilidade da internacionalização em casa. Entretanto, ainda é restrita a oferta e o acesso a currículos e propostas mais inovadoras, que colocam os alunos em um papel de protagonista no desenvolvimento de habilidade e competências para que se preparem para construir um novo mundo.

Ao comparar o ranking atual do PISA é fácil visualizar que os países que investem seus recursos e forma mais inteligente no segmento e que capacitam e valorizam a figura do professores desempenham muito melhor. Nesse quesito, a Ásia é destaque: China, Singapura, Macao e Hong Kong conquistaram as quatro primeiras posições em 2018. Por outro lado, também vemos o reflexo dos insucessos globais.

Todo esse contexto nos ensina algo enquanto nação. Para o nosso crescimento precisamos ampliar a discussão de qualidade de educação, nos conectar com esse propósito do novo mundo, encontrar soluções que dêem suporte para se preparar para as necessidades que já se mostram latente e planejar a mudança de uma realidade que herdamos de décadas passadas. Recentemente estivemos envolvidos com a implementação do inglês na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quando pela primeira vez ele passou a ser obrigatório nas escolas brasileiras. Agora, que já temos o norte, precisamos rumar não apenas para a conquista de melhores posições no PISA, mas sim para os efeitos de progresso que isso gera aos cidadãos.

Opinião por Cambridge English
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.