NOTÍCIA

Conhecimento

O que uma gestão precisa para a escola ser inovadora?

O gestor no processo de mudança e inovação precisa considerar a escuta, no caso, ouvir a equipe e os alunos e enxergar a escola como comunidade – olhar para fora para se inspirar e tornar o ambiente escolar um espaço de troca de ideias, de […]

Publicado em 05/10/2022

por Redação revista Educação

bettrecife-02-136 destaque Foto: Bett Brasil

O gestor no processo de mudança e inovação precisa considerar a escuta, no caso, ouvir a equipe e os alunos e enxergar a escola como comunidade – olhar para fora para se inspirar e tornar o ambiente escolar um espaço de troca de ideias, de pensamento e aprendizagem diária, acredita Paula Leão, diretora da Escola Vila Aprendiz. Ela participou do primeiro painel da 3ª Jornada Bett Recife, que começou hoje, 5, intitulado Inovar na gestão – que gestão deve ser desenvolvida para uma escola inovadora? Adriana Martinelli, diretora de conteúdo da Bett Brasil, Antonio Neto, consultor da Educare 21, e Venâncio Freitas, CEO da Kedu dividiram mesa com a diretora.

Segundo Venâncio Freitas, o olhar de fora para dentro, a observação do ambiente escolar e suas peculiaridades, impactam na gestão de pessoas e resultados. “Conhecimento bom é o conhecimento compartilhado para entregar sempre uma escola melhor, não só para o corpo docente, mas para alunos e comunidade.” 

Antonio Neto, ex-secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro e consultor da Educare 21, pontou que a educação para o século 21 deve colocar o estudante no centro do processo educacional. A escola deve promover e potencializar as competências de crianças e jovens, como a autonomia, uma vez que estão conectados com o mundo. “A escola deve organizar as informações que estão fora e orientar os estudantes para o processo de aprendizagem e formação dos alunos. Ouvir, orientar e fazer conexões entre as dificuldades dos estudantes e organizá-las para a aprendizagem.”

———

Leia: Braz Rodrigues e a transformação de Heliópolis em um bairro educador

———

Desafios do presente e futuro

Outro ponto de destaque no primeiro painel foi o protagonismo do aluno. Paula Leão defendeu que a escola deve trabalhar em prol dos alunos, encorajando-os a pensar, errar, acertar. 

“Tudo vem a partir da gestão de pessoas e do investimento em inovação. É com isso também que podemos contribuir para a transformação da educação”, afirmou Paula.

Antonio Neto complementou que o protagonismo é parte da inovação. Para atender às expectativas dos alunos, a escola hoje quer preparar seus alunos para os desafios, para as incertezas, para as dificuldades. “É preciso entender que estamos formando crianças e jovens para um mundo diferente do que era antes.”

gestor
Foto: Bett Brasil

A 3ª Jornada Bett Recife debate questões macros sobre gestão educacional, inclusão e diversidade e transformação digital nas instituições de ensino básico do setor privado. O tema central de 2022 é Gestão escolar e inovação na aprendizagem: como lidar com os desafios?

Confira a programação completa do evento: https://brasil.bettshow.com/.



Serviço

3ª Jornada Bett

Data: 5 e 6 de outubro de 2022.

Endereço: Centro de Eventos Recife (Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira – Recife, Pernambuco).

Site oficial: https://brasil.bettshow.com/

A 3ª Jornada Bett Recife acontece em formato híbrido: presencialmente no Centro de Eventos Recife/PE e com transmissão ao vivo na Plataforma Bettonline. Todos os congressistas inscritos podem interagir com os palestrantes, participar de enquetes, mesmo os que interagem online.



Escute nosso episódio de podcast:

Autor

Redação revista Educação


Leia Conhecimento

mostra

Escola Lourenço Castanho inova e inaugura exposição itinerante

+ Mais Informações
Desafio LED

Estudantes podem ganhar 300 mil no Desafio LED 2024. Participe

+ Mais Informações
224

A educação básica como agente transformador no nível de proficiência...

+ Mais Informações
Conteúdos mais lidos em 2023_revista Educação_2023_destaque

Conteúdos mais lidos da revista Educação em 2023

+ Mais Informações

Mapa do Site