O projeto pedagógico de grande parte das escolas de Ensino Médio no Brasil é focado em estimular o aprendizado das matérias eletivas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que vão ajudar o aluno a ingressar na universidade por meio do vestibular ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São as chamadas hard skills, apresentadas em salas de aula e cujo desempenho é avaliado por meio de provas e processos seletivos.
No entanto, as principais tendências de ensino dos países desenvolvidos indicam uma mudança desse cenário ao apoiarem o desenvolvimento do aluno também a nível de soft skills, ou seja, das competências subjetivas que interferem diretamente na forma como o indivíduo encara desafios e se relaciona em coletividade. O termo é bastante difundido entre recrutadores, cada vez mais atentos às habilidades comportamentais dos candidatos a um vaga de trabalho, uma vez que o conhecimento técnico pode ser repassado e treinado com mais facilidade pelas empresas após a contratação.
Seguindo esse movimento de vanguarda, o Colégio Átrio é a primeira escola de Goiânia (GO) a incluir em seu projeto pedagógico atividades específicas para as soft skills, baseadas no PED - Programa de Excelência em Desempenho, que trata o aprendizado do aluno de forma integral, preparando-o para enfrentar de forma proativa e resiliente qualquer tipo de desafio que a vida apresente, seja no ambiente escolar ou fora dele.
Atividades extracurriculares
As atividades voltadas para as soft skills são realizadas fora do horário normal das matérias eletivas e trazem conceitos e dinâmicas que envolvem competências como inteligência emocional, solução de conflitos, criatividade, organização, gestão do tempo e pensamento crítico.
Sala Thinker, uma das apostas do Colégio Átrio (Goiânia-GO) — Foto: Arquivo
“Na prática, essas habilidades ajudam muito o aluno na apreensão do conhecimento técnico passado pelos professores em sala de aula e vai garantir resultados positivos não apenas no Enem ou num vestibular, mas em qualquer desafio profissional ou pessoal que o aguarda no futuro”, defende a coordenadora do PED, Stefania Vieira de Melo, que revela estar extremamente satisfeita com o engajamento dos alunos com essa nova dinâmica de ensino.
O Colégio Átrio também investiu num espaço exclusivo para a realização dessas oficinas e debates, que em nada se parece com uma sala de aula tradicional justamente para incentivar os alunos a buscarem essas novas formas de aprendizado.
“A Sala Thinker tem sido palco de um intenso trabalho com os alunos da escola, que são reunidos em pequenos grupos com interesses em comum, para que a gente consiga entender as necessidades de cada um de forma mais personalizada”, explica o professor de Física e Matemática e diretor do colégio, José Carlos Lima.
O Colégio Átrio está situado na Rua T-53, n˚ 1.336, no Setor Bueno, e tem capacidade para atender 580 alunos da 1ª à 3ª série do Ensino Médio. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (62) 3285-7473 ou acesse o site colegioatrio.com.