Por Quero Bolsa

Se você realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e ainda está em dúvida de como utilizar sua nota, saiba que você possui diversas alternativas. Programas do governo, universidades públicas e privadas, são algumas das opções disponíveis.

Para te auxiliar a realizar a escolha certa, resolvemos listar as melhores alternativas de como você aplicar a sua nota. Confira algumas delas!

Como usar a nota do Enem

Uma dúvida muito comum para os recém-candidatos do Enem é: "o que faço com a minha nota?". Se você possui essa dúvida, saiba que a nota do Enem serve apenas como média para outros programas que ofertam bolsas de estudos, ou seja, a nota por si só não garante bolsas, você deve aplicá-la em algum programa em busca de uma.

Os principais programas são: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni), e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Confira um pouco sobre cada um deles!

Sisu

O Sisu é um programa do governo que oferta bolsas de estudos integrais em universidades públicas de todo o país. O processo é 100% on-line, e a inscrição é fácil de ser realizada.

Para se inscrever, o candidato deverá ter prestado o Enem e não ter zerado na redação.

Após a inscrição, o estudante deverá optar por até duas opções de curso para concorrer a uma bolsa. A primeira opção é prioritária sobre a segunda, por isso, escolha bem!

Após a divulgação do resultado, candidatos que não conseguiram uma bolsa poderão realizar a inscrição na lista de espera para concorrer a vagas que não foram preenchidas.

Prouni

O Prouni oferta bolsas de estudos em universidades particulares de todo o país, entretanto, as bolsas poderão ser integrais ou parciais, variando de acordo com a renda do candidato.

Para realizar a inscrição no processo, o candidato deve estar adequado ao seguinte perfil:

●Renda de até um 1,5 salário mínimo por residente, para bolsas integrais; 3 salários mínimos por pessoa, para bolsas de 50% ;

●Nota superior a 450 no Enem;

●Não ter zerado a redação;

●Ter estudado todo o ensino médio em rede pública ou com bolsa em escola particular;

●Não possuir diploma de ensino superior

Cabe destacar que, em medida provisória publicada no final de 2021, foi permitido que estudantes não bolsistas de escolas particulares também participem do programa. A medida, porém, terá validade a partir de 1º de julho de 2022.

Fies

O Fies, diferente dos demais programas apresentados, oferece financiamento das mensalidades do curso. O financiamento poderá ser integral ou parcial, variando de acordo com a renda do candidato.

Conheça um pouco sobre as duas modalidades:

●Fies: Financiamento integral destinado a pessoas com baixa renda. Durante o curso o aluno não precisará pagar mensalidades referente ao curso.

●P-Fies: Financiamento de 50% destinado a participantes com rendas mensais superiores a três salários mínimos por residente. Durante o curso o aluno pagará a metade do valor de seu curso.

Para realizar sua inscrição no programa, o candidato deve atender aos seguintes critérios:

●Possuir renda de até três salários mínimos por residente;

●Não ser bolsista;

●Nota mínima de 450 no Enem;

Outras opções

Agora que já abordamos sobre os principais programas, confira algumas das outras opções

Sisutec

O Sistema de Seleção Unificada do Ensino Profissional e Tecnológico (Sisutec), é um programa que possibilita o ingresso em cursos técnicos e profissionalizantes por meio da nota do Enem.

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter realizado o Exame e não ter zerado a redação. Cabe destacar que 85% das vagas do programa são destinadas a candidatos que tenham realizado o ensino médio em escolas públicas, ou então, como bolsistas em escolas particulares.

Instituições privadas

Muitas instituições oferecem a possibilidade de desconto por meio de sua nota do Enem, retirando a necessidade de prestar um vestibular próprio.

O valor do desconto muda de acordo com a nota obtida no Exame e também com o curso aplicado.

Quero Bolsa

Mais lidas

Mais do G1

O desconto na mensalidade beneficia não apenas o estudante matriculado, mas também as empresas, as universidades e a sociedade

Bolsas de estudo: o que são, como conseguir uma e sua importância

Veja quais são os processos seletivos que te permitem estudar nas instituições de ensino superior mais renomadas dos dois países

Conheça os  vestibulares das melhores universidades do Brasil e de Portugal

A Quero Bolsa é um site que oferece bolsas de estudo para todos os níveis de ensino, nas modalidades presencial e EaD

Veja quais são as faculdades que mais oferecem bolsas de estudo na Quero Bolsa

O ensino a distância vem se destacando entre as universidades do país, ainda assim, o ensino presencial possui pontos fortes. Confira algumas vantagens e desvantagens entre as modalidades

Quais são as vantagens e as desvantagens entre faculdade presencial e EaD

O site contém informações sobre educação e bolsas de estudo para educação básica, graduação, pós-graduação, cursos livres, técnicos e de idiomas

Quero Bolsa ajuda mais de 930 mil alunos a conseguirem bolsa de estudo

Estar preparado para a consulta da nota do Enem ajuda a lidar com a ansiedade que esse momento causa. Confira os passos da verificação, o funcionamento da média e as notas mínimas.

Como consultar a nota do Enem?

Há diversas formas de ingressar no ensino superior e cada uma se encaixa numa realidade. Confira as possibilidades e entenda a diferença entre Prouni e Fies.

Como conseguir bolsas de estudo em faculdades particulares?
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!