Topo

O que é o Enem seriado, que começa a ser aplicado em 2021

Provas do Enem seriado serão realizadas em cada um dos três anos do ensino médio - Arte/UOL
Provas do Enem seriado serão realizadas em cada um dos três anos do ensino médio Imagem: Arte/UOL

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

30/12/2020 04h00

Em 2021, uma nova forma de ingressar no ensino superior no país deve ser colocada em prática: o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) seriado.

Nesse modelo, os estudantes poderão fazer uma prova em cada um dos três anos do ensino médio. Ao final, o aluno terá uma pontuação que poderá ser utilizada em diferentes processos seletivos, incluindo o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

O Enem seriado não deve substituir o modelo regular da prova, que continuará acontecendo normalmente. Alunos de escolas públicas e privadas poderão participar do Enem seriado. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo exame, essas provas serão 100% digitais. Saiba mais sobre esse novo modelo do exame a seguir.

O que é o Enem seriado?

O Enem seriado será um conjunto de provas realizadas ao longo dos três anos do ensino médio. O modelo é semelhante aos vestibulares seriados que existem no país, como o PAS (Programa de Avaliação Seriada), da UnB (Universidade de Brasília).

A aplicação do Enem seriado será possível com a reformulação do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Isso porque as provas do chamado Enem seriado serão, na verdade, as provas do novo Saeb.

Hoje, o Saeb é aplicado a cada dois anos para o 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental, além do 3º ano do ensino médio, e são avaliadas apenas as áreas de português e matemática. No novo Saeb, os alunos de todas as séries serão avaliados anualmente. Além disso, no novo modelo, outras áreas de conhecimento serão analisadas.

Na prática, os alunos devem realizar uma prova ao final de cada ano do ensino médio: um aluno do 1º ano, por exemplo, fará o exame com questões correspondentes apenas ao conteúdo do 1º ano. O formato é diferente do vestibular tradicional, que avalia todos os conteúdos dos três anos do ensino médio em apenas uma prova.

Para que serve o Enem seriado?

Segundo o Inep, o Enem seriado será uma nova alternativa para ingressar no ensino superior. Assim como acontece com o Enem regular, o desempenho obtido no Enem seriado poderá ser utilizado em programas como o Prouni, que oferece bolsas de estudo em universidades particulares, e o Fies, que oferece financiamento para cursos de graduação.

A expectativa é que a nota do Enem seriado também seja utilizada no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas de todo o país. Isso, no entanto, dependerá da adesão das universidades, que têm autonomia para oferecer vagas pelo Sisu.

Como vai ser calculada a nota do Enem seriado?

Ao final do ensino médio, será calculada uma média com base nas notas obtidas nas provas feitas em cada ano. Ainda não se sabe se haverá pesos diferentes para cada uma dessas provas e se o aluno que por ventura não realizar algum dos exames em determinado ano terá a média calculada.

Em que datas serão aplicadas as provas do Enem seriado?

Ainda não há uma data confirmada para a realização do Enem seriado em 2021, mas já se sabe que essas provas não serão aplicadas nas mesmas datas que o Enem tradicional.

"O aluno que fizer o Enem seriado em 2021 também pode fazer o Enem regular. As duas provas não serão na mesma data, para que o aluno possa concorrer a uma vaga por meio dos dois processos seletivos", disse Eduardo Carvalho Sousa, coordenador-geral de exames para certificação do Inep, em novembro deste ano.

Quem vai poder fazer o Enem seriado?

Alunos de escolas públicas e privadas poderão participar do Enem seriado. Não será obrigatório fazer o exame. Segundo o Inep, a implementação desse novo modelo de prova será gradual: em 2021, apenas os alunos do 1º ano do ensino médio poderão optar por fazer a prova seriada.

Em 2022, estudantes do 1º e do 2º ano do ensino médio poderão fazer o exame. De 2023 em diante, estudantes do 1º, do 2º e do 3º ano do ensino médio poderão realizar o Enem seriado.

Quais provas os alunos farão em cada um dos três anos do ensino médio?

Para os dois primeiros anos do ensino médio, serão aplicadas apenas provas de português e matemática. Já os estudantes do 3º ano devem passar por duas etapas de avaliação: uma para avaliar a formação geral básica, que, conforme prevê a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), pode trazer questões de linguagens e códigos, matemática, ciências da natureza e ciências humanas; e outra para os itinerários formativos previstos para o novo ensino médio.

Ainda não se sabe se as provas serão aplicadas em um ou mais dias. Segundo o Inep, esses detalhes serão conhecidos em fevereiro de 2021.

Quem fizer o Enem seriado vai poder fazer o Enem regular?

Sim. O Enem seriado não surge para substituir o Enem regular, mas sim como uma alternativa ao exame tradicional.

Quem fizer o Enem seriado, portanto, poderá participar ainda do Enem regular.

As provas do Enem seriado vão ser em papel ou vão ser digitais?

Segundo o Inep, as provas do Enem seriado serão 100% digitais. Ainda não se sabe, no entanto, como isso será realizado.

Em janeiro de 2021, o Enem regular terá pela primeira vez na história uma aplicação em formato digital, feito no computador.