O que é a nota de corte do SiSU?

Ficar atento à nota de corte do SiSU pode fazer a diferença para conseguir a tão sonhada vaga em universidade pública
Por Silvia Tancredi

Notas de corte do SiSU são liberadas a partir do segundo dia de inscrições
Notas de corte do SiSU são liberadas a partir do segundo dia de inscrições
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A nota de corte do SiSU é a menor nota para que o candidato inscrito no sistema esteja dentro do limite de vagas oferecidas em um curso específico. 

O Sistema de Seleção Unificada define as notas de corte conforme alguns itens, como, por exemplo, quantidade de vagas oferecidas em cada curso, total de incritos nesse curso e a modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cotas).

As notas de corte do SiSU são liberadas no segundo dia de inscrições, apenas uma vez ao dia. Acompanhar esses números é importante para o aluno ter um ideia se está perto de conseguir alcança a vaga que deseja.

Tópicos deste artigo

O que é nota de corte do SiSU?

A nota de corte do SiSU é uma referência para auxiliar o estudante no monitoramento de sua inscrição, segundo o Ministério da Educação (MEC). Ao verificar essa nota, o estudante detectará se se tem possibilidade de ser aprovado para a vaga no curso que escolheu. Essa nota refere-se à menor nota que ele precisa ter para ficar entre os possíveis selecionados.

O MEC reforça, entretanto, que estar acima da nota de corte não é garantia de aprovação, pois a nota muda durante o período de inscrição no SiSU. Afinal, o sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos.

Durante as inscrições do Sistema de Seleção Unificada, a nota de corte é atualizada todos os dias uma vez por dia.

Como calcular a nota de corte do SiSU?

O SiSU não mostra as notas de cada área do Enem, mas uma média entre as provas objetivas e a redação. Essa média pode variar de acordo com a instituição ou curso, devido aos pesos. Entenda mais em: como calcular a média do Enem.

Por exemplo, as notas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos podem ter mais peso para cursos da área de Humanas. Além disso, algumas universidades podem conceder bônus para candidatos cotistas.

Você não precisa se preocupar em calcular a nota de corte do curso, pois o próprio sistema já faz isso. 

Como ver a nota de corte do SiSU?

O SiSU usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para realizar a seleção. Então, com as notas do Exame em mãos, o candidato pode verificar se seu desempenho permite que ele concorra à vaga no curso que deseja.

Saiba como funciona o SiSU 

O prazo de inscrições para o SiSU dura alguns dias. A partir do segundo dia são liberadas as notas de corte parciais para todos os cursos oferecidos nas instituições participantes. O acesso pode ser feito no site do SiSU

Confira as universidades que oferecem vagas no SiSU

Os números podem mudar ao longo das inscrições, pois, segundo o MEC, as notas de corte dependem da quantidade de inscritos para cada curso/instituição. Como os dados somente são atualizados uma vez por dia, as notas de corte finais somente são divulgadas no resultado do SiSU.

Importância das notas de corte do SiSU

A nota de corte do SiSU é um dado usado como referência para saber qual a chance do estudante ser selecionado para a vaga de interesse. 

Ao longo do prazo de inscrições do SiSU, é possível fazer quantas alterações o candidato achar necessárias, trocando de curso e instituição. Desse modo, o estudante pode checar em qual carreira e onde tem mais chances de aprovação.

Sendo assim, é importante que o estudante que procura uma vaga em uma instituição pública fique atento às notas de corte do SiSU. Monitorá-las pode fazer diferença no momento da aprovação.

Veja também: não passei no SiSU. E agora?

Confira as notas de corte do SiSU de alguns cursos:

Medicina
Cerca de 750 pontos de média

Direito
Cerca de 660 pontos de média

Administração
Cerca de 570 pontos de média

Enfermagem
Cerca de 630 pontos de média

Pedagogia
Cerca de 525 pontos de média