Ingresso Universitário

Por Ilanna Serena*, g1 PI


Ingresso Universitário 2022: Professor de história do Brasil dá dicas para o Enem

Ingresso Universitário 2022: Professor de história do Brasil dá dicas para o Enem

O professor de história Ismar Tavares destacou, no Ingresso Universitário desta segunda-feira (24), quais assuntos da disciplina devem ser cobrados na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 13 e 20 de novembro de 2022.

Para o docente, é fundamental ter atenção às competências 1 e 3 de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Confira o que elas dizem:

  • Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
  • Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Veja os destaques:

Questões que abordam a competência 1, segundo o professor, geralmente contêm imagens ou charges a serem interpretadas. Para ele, é importante compreender, por exemplo, conceitos religiosos enquanto cultura.

“O aluno tem que estar preparado para entender e analisar textos que perpassam pela identidade cultural não só do povo brasileiro, mas também de modo geral, de toda a humanidade”, destacou.

Dica: Visite o site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Textos e imagens de edições anteriores da prova foram retirados da página.

Entre os assuntos que merecem atenção, estão a democracia grega e os “ismos” que caracterizam movimentos políticos-intelectuais, como o iluminismo e o absolutismo.

“Esse é um ano de eleição, então, de repente, seria muito interessante o Enem perguntar, questionar, dentro das suas propostas de competências e habilidades, saber se o aluno está antenado [sobre] o que significa democracia, qual a diferença da democracia grega para a democracia brasileira”, pontuou.

Jovens se preparam para Enem 2022 — Foto: George Braga/Ascom Seas/Reprodução

Candidatos também devem ficar atentos à Semana de Arte Moderna de 1922 e aos movimentos elitistas que aconteceram, sobretudo, no Rio de Janeiro.

"Getúlio Vargas é outro assunto que também é sempre muito abordado. Compreender as manifestações sociais para que o Brasil pudesse ter o processo de inserção do seu povo, isso inclui a questão indígena e a questão africana", comentou o professor.

Questão 8, Era Vargas, PB — Foto: G1

Atenção extra: A celebração dos 200 anos da independência do Brasil, segundo o professor Ismar Tavares, é assunto certo no Enem 2022.

Relembre o processo de separação entre Brasil e Portugal – com destaque para a chegada da Família Real portuguesa e os encontros de Dom Pedro I com representantes da elite brasileira.

“Uma data glamourosa, mas repleta de muitas interpretações. O episódio de 7 de setembro é um desfecho de tudo aquilo que já vinha ocorrendo desde 1808”, disse o professor.

Ingresso Universitário: Professor Tavares fala sobre 200 anos de independência do Brasil

Ingresso Universitário: Professor Tavares fala sobre 200 anos de independência do Brasil

Faça também uma análise crítica e questione, por exemplo o que significa a proclamação da independência, quais os interesses e quais estruturas econômicas e sociais foram afetadas.

“Foi uma Independência política, o Brasil se livra da dominação da metrópole portuguesa, mas estruturas como latifúndio, a escravidão, a monocultura e a exportação continuaram permeando ao longo do século 19”, concluiu o professor Ismar.

*Estagiária sob supervisão de Maria Romero

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!