Podcast educação

O que dados do Ideb mostram sobre educação básica no Brasil?

A repórter Paula Ferreira e o colunista Antônio Gois analisam os resultados do exame em 2019, com meta atingida apenas nos anos iniciais do ensino fundamental
Ideb mostra avanço das notas no ensino médio, mas país não atinge meta para 2019 no segmento Foto: Arte
Ideb mostra avanço das notas no ensino médio, mas país não atinge meta para 2019 no segmento Foto: Arte

Depois de 12 anos praticamente estagnado, o Brasil registrou em 2019 o maior avanço na série histórica nas notas do ensino médio no  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, de 2019. O aumento de 0,4 ponto na média geral, no entanto, não foi suficiente para que o país atingisse a meta de chegar à nota 5, em 2019. O avanço foi puxado, principalmente, pela rede pública de ensino . Desde 2013, o Brasil não cumpre a meta estabelecida para as notas dos estudantes do ensino médio. Já nos anos iniciais do ensino fundamental, a meta foi atingida, mas o avanço é lento .

Analítico : MEC informa que o ensino médio melhorou, mas quem comemora?

O que mostram os dados do Ideb? Houve melhora consistente nos últimos anos? Por que alguns estados têm desempenho melhor do que os outros ? Como estão as notas dos estudantes brasileiros em comparação com os de outros países? No Ao Ponto desta quarta-feira conversamos com a repórter Paula Ferreira e com o colunista Antônio Gois.

O episódio também pode ser ouvido na página de Podcasts do GLOBO . Você pode seguir a gente em Spotify , iTunes , Deezer .

Análise: Resultados do ensino médio geram otimismo cauteloso

Publicado de segunda a sexta-feira, às 6h, nas principais plataformas de podcast e no site do GLOBO, o Ao Ponto é apresentado pelos jornalistas Carolina Morand e Roberto Maltchik, sempre abordando acontecimentos relevantes do dia.