Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Educação

O que as famílias mais desejam em uma escola de ensino infantil?

Pesquisa da SchoolAdvisor identificou os critérios mais desejados pelos pais ou responsáveis, assim como os pontos de apreensão no ensino infantil.
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 7 de novembro de 2023
Katia Shu – As Corujas/Divulgação Escola Pinguim/SchoolAdvisor

Escolher a escola de ensino infantil para o filho é uma decisão importante e, ao mesmo tempo, difícil. Afinal, esse momento envolve tanto a parte educacional quanto o lado emocional.

Alguns optam por deixar as crianças com um familiar ou, até mesmo, contratam uma babá. Entretanto, é inevitável. Chega um momento que a criança precisar ir para o colégio, começando assim a trilhar uma importante jornada no processo educacional.

A definição da escola de ensino infantil ideal costuma ser cercada de dúvidas, incertezas e uma grande variedade de critérios que são colocados à mesa pelas famílias. Por isso, muitos pais promovem uma verdadeira peregrinação esta época do ano, visitando uma quantidade significativa de instituições de ensino infantil.

\”A busca por escolas pode demorar entre 6 e 9 meses. Além disso, a maior parte das famílias visita pelo menos 3 escolas antes de tomar uma decisão\”, afirma Viviane Massaini, CEO da SchoolAdvisor, comparador de escolas particulares disponível em todo o Brasil.

Por sua vez, as instituições de ensino precisam estar atentas aos detalhes, encontrando caminhos para aliar o desejo dos pais com a proposta pedagógica adotada e a estrutura do local.

Mas qual caminho seguir para escolher a melhor escola de ensino infantil para o filho? O que será que os pais realmente buscam em uma instituição de ensino? Vamos começar a esclarecer estas e outras dúvidas a partir de agora.

A jornada do ensino infantil

Antes de abordar os critérios mais avaliados pelas famílias, é necessário entender a importância do ensino infantil para o desenvolvimento das crianças. Esta fase marca o começo da jornada do pequeno pelo mundo da educação, com a interação com os amigos e o suporte da equipe pedagógica.

Muito mais do que iniciar o contato com as letras e os números, o aluno aprende a lidar, por exemplo, com regras, compartilhamento, autoconfiança, respeito.

Conhecida como LDB, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394/1996) explica que a finalidade desta primeira etapa da educação básica é desenvolver a criança em seus “aspectos físico, psicológico, intelectual e social”, atuando de forma complementar à família a à comunidade.

\”As escolas de educação infantil têm um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Ao contrário do que algumas famílias ainda pensam, a escola infantil não é apenas um lugar de cuidado. Por isso, é preciso avaliar bem antes de tomar uma decisão\”, diz Viviane.

A própria legislação estabelece a obrigatoriedade de matricular a criança na escola a partir dos 4 anos, dividindo o ensino infantil em: creche, até os 4 anos, e pré-escola, a partir dos 4 anos.

O que os pais mais procuram?

Após entender a importância do ensino infantil, chegou o momento de conferir o que os pais mais desejam para a primeira escola dos filhos. Claro que cada família possui suas particularidades, com perfis e anseios diferentes. Entretanto, pesquisa desenvolvida pela SchoolAdvisor conseguiu identificar algumas preferências.

Do total, 90% das famílias entrevistadas afirmam que um dos pontos primordiais na escolha da escola é a necessidade de um prazo flexível para a adaptação, permitindo até mesmo a presença dos pais. Afinal, essa é uma novidade na vida das crianças e também dos adultos. Dessa forma, a preocupação é que esse processo ocorra de forma natural, respeitando o tempo de cada um.

Com a vida cada vez mais corrida e dinâmicas, os entrevistados destacaram a importância das instituições de ensino infantil possuírem horários flexíveis, assim como a necessidade de um monitoramento com câmeras de segurança.

Ainda de acordo com a pesquisa, boa parte dos pais procura uma escola com um espaço para as crianças se sujarem. Com o desenvolvimento e a verticalização das cidades, o contato com ambientes assim é cada vez mais restrito. Portanto, a escola se transforma em um dos poucos ambientes onde os pequenos podem se divertir e, claro, aprender com o convívio com a natureza, deixando um pouco de lado os aparelhos eletrônicos.

Até de forma complementar, possuir uma horta na escola de ensino infantil também está na lista de critérios destacados pelas famílias.

Seguindo para o lado educacional, a pesquisa da SchoolAdvisor identificou que 80% dos pesquisados consideram primordial que a escola inicie o processo de alfabetização, ofertando até mesmo o ensino bilíngue.

De forma complementar, a maioria dos entrevistados valoriza a programação de passeios pedagógicos e também a promoção de atividades diferenciadas, como ballet e judô, por exemplo.

Critérios com maior rejeição

Além dos pontos positivos, o estudo da SchoolAdvisor identificou itens com maior rejeição. Entre os principais, os pais preferem que o banho dos filhos seja dado em casa, descartando a obrigatoriedade que isso ocorra na escola.

Por sua vez, o uso da tecnologia é um critério que divide opiniões. Dessa forma, torna-se necessário a escola de ensino infantil explicar detalhadamente como as inovações são inseridas na rotina pedagógica do aluno.

Outro ponto que apresentou elevada rejeição dos pais é a utilização de apostilas. Em situações assim, o colégio deve demonstrar como o material pedagógico apostilado é lúdico e adequado para a idade.

Dicas

Em meio ao turbilhão de informações e anseios que envolvem esse processo de escolha, os pais precisam identificar com clareza as prioridades da família, encontrando uma escola de ensino infantil que se encaixe com os critérios considerados mais relevantes.

Para facilitar identificar esses pontos, um bom bate-papo entre os responsáveis é um valioso ponto de partida, permitindo montar até mesmo um checklist com as prioridades.

Já as escolas de ensino infantil têm na pesquisa desenvolvida pela SchoolAdvisor um importante roteiro para nortear possíveis mudanças e aprimoramentos nas instituições. Além disso, o estudo funciona como um guia, demonstrando aos profissionais possíveis pontos que devem ser destacados durante a visita das famílias.

Como o custo também faz parte desse processo, vale consultar o comparador de escolas para facilitar a avaliação das mensalidades de cada instituições.

\”Escolher uma escola é um processo que deve levar em conta o perfil de cada família e da criança. O que serve para uma família, pode não ser o melhor para outra. Por isso, nós da SchoolAdvisor desenvovelmos ferramentas que podem ajudar a família em toda a jornada de decisão, que passa por critérios sujbetivos e objetivos\” conclui Viviane.

Por fim, acesse o site da SchoolAdvisor para mais informações sobre educação e instituições de ensino.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato