Logo O POVO+
O final do ano escolar pode ser tranquilo e agradável!
Especiais

O final do ano escolar pode ser tranquilo e agradável!

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Ao virar a página do calendário e se deparar com o mês de novembro pode ser motivo de aflição para alguns pais por conta do final do ano escolar do filho. Mas isso não precisa ser assim, afinal, nosso filho está na escola para aprender, crescer nas relações interpessoais e alimentar sua curiosidade natural e não apenas receber notas.


O acompanhamento da vida escolar do filho deve acontecer durante o ano inteiro e não apenas quando a escola sinaliza que algo vai mal ou ao final do ano quando não há mais o que fazer para melhorar a aprendizagem do mesmo.


Sabemos que o sucesso na aprendizagem e a parceria da família com a escola estão diretamente ligados.Quando as famílias estão envolvidas de maneira positiva, a escola pode deixar de ser um local onde só alguns alunos se desenvolvem, para ser um local em que todas as crianças possam, de fato, se beneficiar e crescer.


Abaixo algumas dicas para acompanhar a educação escolar dos filhos:


• Mantenha um canal de comunicação aberto com a escola, buscando se informar sobre o que seu filho está aprendendo, como auxiliar nas tarefas de casa, como pode colaborar com determinados assuntos.


• Troque ideias com o seu filho sobre as tarefas, mas não dê a resposta pronta e nem faça a tarefa por ele.


• Ele errou na tarefa? Incentive-o a tentar de novo e caso ele não consiga chegar à resposta correta, informe ao professor sobre suas tentativas e raciocínio que utilizou.

 

• Não é o fim do mundo não saber responder as dúvidas do seu filho, assuma que não sabe e peça que ele procure o professor no dia seguinte para esclarecer suas dúvidas.


• Estabeleça uma rotina e local para que seu filho faça as tarefas de casa e tente manter a casa tranquila nesses horários.


• Tente estar presente pelo menos em parte das tarefas de casa, priorizando verificar a conclusão das mesmas.


• Encoraje seu filho a melhorar, mas evite comparações entre os outros filhos e amigos.


• Incentive seu filho a ler, além das leituras solicitadas pela escola, além da tarefa;


Várias outras dicas poderiam aparecer aqui, mas, no geral, é simples: mostre interesse pelos estudos do seu filho, pergunte coisas da escola além do conteúdo, peça que ele lhe ensine algo que aprendeu (pode ser uma nova música, um novo jogo e até algo do conteúdo mesmo), pesquise com ele, leia com ele e para ele. Mostre que estudar é importante e divertido! Mostre que a escola é um local de descobertas!


ESTANTE DA FAMÍLIA

 

PAIS LEITORES


ESCOLA SEM CONFLITO - PARCERIA COM OS PAIS


DE TANIA ZAGURY. Um livro que ensina como escolher, acompanhar e avaliar a escola mais adequada para os seus filhos, além de dar dicas para fazer deles bons estudantes.Preço médio: R$ 40.


POR PAULA NADDAF é cooordenadora pedagógica e fundadora do projeto Clube das Mamys.

 

O que você achou desse conteúdo?