Política

O essencial do dia: veja os destaques desta quarta-feira

Bloqueios diminuem, mas violência se agrava nos pontos de manifestação
Soldados participam do desbloqueio da rodovia Rehis Bittencourt, em São Paulo Foto: Nelson Almeida / AFP
Soldados participam do desbloqueio da rodovia Rehis Bittencourt, em São Paulo Foto: Nelson Almeida / AFP

RIO — Olá, boa noite. A greve dos caminhoneiros chegou ao décimo dia com menos bloqueios nas estradas, mas a violência nos pontos de manifestação se agrava . Em Rondônia, um motorista de 70 anos morreu ao ser atingido por uma pedra quando passava por uma área de protesto.

Há tentativas de impedir a passagem de veículos, confiscar cargas e desfazer comboios de caminhões-tanque. No Rio de Janeiro, a polícia investiga a participação de milicianos , como informou o colunista Ancelmo Gois. Dois homens armados que ameaçavam motoristas foram presos perto da Refinaria de Duque de Caxias.

O Ministério da Segurança Pública criou um disque-violência para receber denúncias. O governo, no entanto, demorou a agir desde o início do movimento. No Planalto, há insatisfação com a atuação da Agência Brasileira de Inteligência, por não detectar a gravidade do movimento nem identificar empresários que deram sustentação aos protestos. Um auxiliar de Michel Temer disse que o presidente ficou “vendido” diante da crise.

A Advocacia-Geral da União enviou ao STF listas de empresas que devem ser multadas por não desocuparem as estradas.

Empresários fluminenses pedem que recolhimento de impostos seja adiado para garantir salários de empregados.

A Assembleia Legislativa do Rio aprovou redução do ICMS do diesel de 16% para 12%.

Braços cruzados

Considerada ilegal pelo Tribunal Superior do Trabalho, a greve dos petroleiros atingiu ao menos 20 plataformas da Petrobras. O governo reagiu: pediu e obteve a ampliação da multa diária — agora, fixada em R$ 2 milhões. O movimento, no entanto, pretende resistir até sexta-feira.

A boa e a má notícia

A economia brasileira cresceu 0,4% no primeiro trimestre, acima do previsto pelo mercado financeiro. É a quinta alta seguida na comparação com o trimestre anterior. Os números, no entanto, não levam em conta os efeitos da greve dos caminhoneiros. As estimativas são de que o crescimento, que já era lento e instável, sofrerá forte abalo no próximo trimestre.

A agropecuária, que puxou o atual resultado positivo, é um dos setores mais afetados pela paralisação, com perda, até agora, de R$ 6,6 bilhões.

Em análise , a repórter Cássia Almeida diz que a greve pode abortar o processo lento de retomada.

José Paulo Kupfer : Economia em viés de baixa.

Sindicato da fraude

A Polícia Federal foi às ruas nesta quarta-feira em operação que investiga desvios no Ministério do Trabalho, com suspeita de envolvimento de três deputados . Houve busca nos gabinetes de Paulinho da Força (Solidariedade), Jovair Arantes e Wilson Filho, ambos do PTB.

O secretário-executivo do ministério, Leonardo Arantes , sobrinho de Jovair, não foi preso porque está fora do país. O esquema, segundo a PF, fraudava concessões de registros sindicais.

Prende e solta

Apontado como operador do PSDB, o ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, voltou a ser preso , desta vez com a filha Tatiana Cremonini. No início da noite, eles foram soltos pelo ministro do STF Gilmar Mendes.

Avanço no caso Marielle

A polícia prendeu um suspeito de ter participado do assassinato de Marielle Franco. Thiago Bruno Mendonça teria clonado a placa do carro usado na execução da vereadora, segundo testemunha-chave da investigação.

Contas reprovadas

O Tribunal de Contas do Estado do Rio recomendou à Alerj a rejeição das contas de 2017 do governo de Luiz Fernando Pezão. O parecer aponta oito irregularidades, incluindo o desrespeito aos gastos mínimos com Saúde e Educação.

Denúncia na sala de aula

A Unirio apura a conduta de um professor da Faculdade de Medicina acusado por alunos de homofobia. Ele teria sugerido que uma turma treinasse exame de toque retal em um estudante homossexual, que não estava presente. Outros estudantes também relataram comentários inapropriados. O professor negou intenção de ofender o universitário.

Juventude em risco

Fumar na adolescência tem relação com a obesidade abdominal, duas condições que estão na origem de doenças como câncer e diabetes. É o que diz estudo divulgado na véspera do Dia Mundial Sem Tabaco.

Nem tudo está perdido: os brasileiros estão parando de fumar. O hábito caiu 36% em 11 anos.

Teatro do crime

Primeiro, um assassinato. Depois, a revelação. A morte do jornalista russo Arkady Babchenko foi forjada pela polícia da Ucrânia, onde ele está exilado. O suposto crime havia gerado duras críticas do governo ucraniano à Rússia, aumentando a tensão diplomática.

Porém, horas depois, Arkady apareceu vivo... e ao vivo. Na televisão, disse que a encenação serviu para encontrar quem tentava assassiná-lo. Um suspeito foi preso.

Choque de ordem em Paris

A polícia francesa desmontou o maior campo de imigrantes de Paris, com 1.600 pessoas. Mil estrangeiros foram encaminhados a abrigos temporários. Outras operações serão realizadas.

Futebol é aqui

Enquanto a Copa da Rússia não chega, a CBF definiu os confrontos de quartas de final da Copa do Brasil. O Flamengo vai enfrentar o Grêmio. E o Vasco, se passar pelo Bahia, pode pegar o Palmeiras.

Viu isso?

Ronaldo Fenômeno negocia compra de time espanhol por 30 milhões de euros.

“The Walking Dead” surpreende e anuncia mudança de protagonista .

Atriz culpa efeito de pílulas para justificar comentários racistas que levaram ao cancelamento da série "Roseanne".

Cientistas produzem córnea humana usando impressora 3D.