O Assunto

Por Renata Lo Prete


Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Mesmo diante da pandemia do coronavírus, a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está mantida para 1º e 8 de novembro deste ano. Pelo menos por enquanto, de acordo com Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova.

"Por enquanto as datas estão mantidas, a gente vai fazer as etapas preparatórias, nós estamos cumprindo as etapas. Agora, com o tempo vamos avaliar, não dá para fazer previsão para o que vai acontecer daqui a 2 ou 3 meses. As etapas necessárias nós estamos cumprindo", disse Alexandre ao G1.

As inscrições para o Enem começaram nesta segunda-feira (11) e vão até o dia 22 de maio. Nas primeiras 24 horas, foram realizadas 1.548.671 de inscrições. Dessas, 1.455.736 são para a versão impressa da prova e 92.935, para a digital - são números superiores aos do exame de 2019, segundo o Ministério da Educação.

Mas especialistas e entidades estudantis pedem para que a prova seja adiada. União Nacional dos Estudantes e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas consideram que manter a data do exame para novembro agrava desigualdade entre candidatos e pedem o adiamento do Enem 2020 na Justiça.

Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Maria Inês Fini, ex-presidente do Inep e uma das idealizadoras do exame. Para ela, é preciso uma coordenação nacional em busca de solução viável para o Enem 2020. Participa também Samanta Cunha, coordenadora do cursinho popular PreVest – Voluntários pela Educação, de Salvador, que relata o desafio de manter a motivação de alunos que, em situações normais, já têm dificuldades para estudar.

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato. Nesta semana: Vivian Souza. Apresentação: Renata Lo Prete.

Logo podcast O Assunto - matéria — Foto: Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!