Por Beto Silva e Raniery Soares, TV Paraíba e G1 PB


Francisco Mateus Alexandre de Lima, estudante da Paraíba de 18 anos que tirou nota mil no Enem — Foto: Beto Silva/TV Paraíba

O estudante Francisco Mateus Alexandre de Lima tem 18 anos. Sertanejo de Cajazeiras, distante 485 km de João Pessoa, a cidade que é conhecida como a que “ensinou a Paraíba a ler”, agora terá mais um título para reforçar a tradição educacional: a que tem um candidato que obteve nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Ele lembra que o seu primeiro contato com uma redação “foi chocante”, como ele próprio define, pois ela só veio acontecer pela primeira vez, quando o paraibano cursava o 1º ano do ensino médio. No ano seguinte, ele obteve uma boa pontuação, que o fez inclusive desistir do ensino médio regular e buscar um supletivo, para aproveitar a nota e entrar em um curso de odontologia, em João Pessoa.

“Eu nunca tive contato com redação antes do ensino médio. Foi chocante, mas isso me deu vontade de praticar e aprender. No ano seguinte, eu fiz o Enem e conquistei uma pontuação muito boa, que me fez terminar o ensino médio pelo supletivo, pois eu ainda fazia o segundo ano do ensino médio, para poder cursar odontologia com a bolsa que eu havia conquistado em uma faculdade particular”, lembrou.

Mateus foi uma das 28 pessoas que alcançaram a nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Ele disse que esperava uma boa nota, mas nunca a maior delas.

“Quando eu recebi a nota, foi uma felicidade muito grande, pois eu não esperava pela nota mil. Esperava uma nota boa, mas não a nota máxima na redação. Eu ainda estou anestesiado, não caiu a ficha. É um misto de emoções, pois é muita informação, muitas pessoas perguntando, é uma coisa nova e eu não tava habituado. Fiquei muito alegre, contei para os meus professores e sou muito grato a todos eles”, disse.

Mateus Alexandre disse que esperava tirar uma boa nota, mas não a nota mil — Foto: Beto Silva/TV Paraíba

A sua meta é utilizar a pontuação obtida no Enem para transferir seu curso de odontologia de João Pessoa para Cajazeiras. Ele conquistou uma bolsa integral, através da nota do Enem anterior, mas resolveu fazer novamente o exame, com o objetivo de voltar para o interior paraibano.

O paraibano estudou em escola pública até o 9º ano do ensino fundamental. Logo depois, foi selecionado por uma escola particular de Cajazeiras e conquistou uma bolsa integral para cursar o ensino médio.

“Leque” de argumentos

Mateus conta que não há segredo para uma boa nota no Enem, desde que o candidato faça leituras sobre atualidades e as leis brasileiras, baseando-se em dados para que sejam criados argumentos para a utilização no momento da produção textual do Enem. Ele fez a redação do Enem 2020 na versão impressa, cujo tema foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

“O que foi fundamental para que eu conquistasse essa nota, foi o detalhamento que eu usei na construção do texto. Eu busquei criar uma estrutura, encaixando bem o tema que era imposto na prova e fui detalhando, além do leque de argumentos que eu adquiri, baseado em leituras como Constituição Federal, leis, história e dados do IBGE”, contou.

O estudante quer usar a nota obtida no Enem 2020 para transferir o curso de Odontologia de João Pessoa para Cajazeiras, no interior da Paraíba — Foto: Beto Silva/TV Paraíba

O estudante paraibano ainda deu dicas para outros candidatos, destacando que o mais importante é não desistir.

"Para quem não conseguiu uma pontuação boa, meu conselho é estudar o detalhamento da redação. No primeiro ano que fiz não fui bem, mas isso não me desmotivou. Eu criei o meu modelo de redação, baseado em um leque de argumentos. Esse ano, inclusive, eu esperava que o tema fosse voltado para educação, mas acabei criei um formato de redação enquanto estava me preparando para a prova, para que eu conseguisse encaixar qualquer tema. Qualquer estudante para se dar bem, tem que ler sobre vários assuntos”, falou.

Vídeos mais assistidos do G1 Paraíba

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!