Educação
PUBLICIDADE

Mesmo em meio a uma grave crise financeira durante a pandemia de Covid-19, as universidades federais ampliaram seu espaço entre as melhores do país, apontam dados divulgados nesta terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em 2018, 68% ocupavam as faixas 4 e 5 de desempenho do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Em 2022, 85% atingiram esse patamar.

Esse período analisado foi o de maior aperto orçamentário das instituições. Um levantamento do GLOBO em agosto de 2022 apontou que 17 instituições federais de ensino superior tinham risco de interromper suas atividades até o fim daquele ano por falta de dinheiro para pagar contas básicas, como água e luz. Um valor extra foi liberado para o fechamento das contas daquele ano e, em 2023, o orçamento voltou a crescer com a mudança de governo de Jair Bolsonaro (2019 a 2022) para o de Luiz Inácio Lula da Silva.

O IGC é um indicador de qualidade de universidades, faculdades e centros universitários. Ele leva em consideração aspectos como a nota do Enade (prova que os formandos fazem) de cada curso; o quanto o aluno melhorou do Enem para o Enade; uma questionário respondido pelos estudantes sobre as condições de estudo que tiveram; o nível de formação dos professores e o tipo de contratação deles; além da avaliação da pós-graduação que a Capes faz da instituição.

Dos 111 institutos federais e universidades avaliados, 20 ocuparam uma posição entre as melhores instituições do país (faixa 5) e 74 estiveram no segundo melhor nível de desempenho (faixa 4). Os 17 restantes ocuparam a faixa 3. Nenhum ficou abaixo disso.

Estão na faixa 5 as universidades de Brasília (UnB), de São Carlos (UFSCar), de Viçosa (UFV), do Rio Grande do Norte (UFRN), do Paraná (UFPR), de Minas Gerais (UFMG), da Bahia (UFBA), de Pernambuco (UFPE), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Maria (UFSM), do Ceará (UFC), de Santa Catarina (UFSC), do Rio de Janeiro (UFRJ), de São Paulo (Unifesp), de Lavras (UFLA), de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), do ABC (UFABC), do Sul da Bahia (UFSB), além do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME).

Entre as instituições privadas, as comunitárias foram as que mais melhoraram nesse período. Em 2018, 37% estavam nos melhores índices, o que pulou para 49% em 2022. Instituições comunitárias são aquelas sem fins lucrativos que pertencente a uma comunidade e aplicam seus recursos integralmente na manutenção e desenvolvimento dos objetivos institucionais, sem nenhuma distribuição de dividendos ou bonificações.

Ainda que tenham uma leve melhora, as instituições com fins lucrativos tiveram os piores desempenho entre as privadas. Passaram de 18% nas faixas 4 e 5 para 21%.

Entenda o IGC

O IGC é baseado em dois critérios: a nota que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) atribui à cada curso de pós-graduação da instituição e a média de cada curso do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que também é mensurado pelo Inep.

O CPC também é uma reunião de diferentes variáveis: o Conceito Enade tem 20% do peso; a porcentagem de professores com mestrado ou doutorado corresponde a 30% da nota; a percepção do estudante sobre o curso que fez resulta em 15% do índice; e, por fim, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que mede a evolução do aluno comparando a nota dele do Enem com a do Enade, tem 35% de peso no CPC.

Depois de quantificar todos esses indicadores, o Inep atribui uma nota a cada instituição e, a partir de uma média dessas notas, distribui as instituições em cinco faixas de desempenho: das piores (faixa 1) para as melhores (faixa 5). Isso significa que, com base nesse critério, é possível afirmar quais são as melhores e quais são as piores instituições de ensino superior do país e o que leva a esse desempenho.

Presenciais x EAD

Neste ciclo do Enade, foram avaliados os seguintes cursos: Administração, Administração Pública, Ciências Contáveis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo.

Também foram analisados os tecnólogos de Comércio Exterior, Design de Interiores, Design Gráfico, Design de Moda, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão de Qualidade Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Nesse grupo, dos mais de 1,4 milhão de alunos matriculados em cursos EAD em 2022, apenas 11,3% estavam registrados em cursos de nota 4 ou 5. Já no ensino presencial, dos mais de 1,5 milhão de estudantes, 42,3% estavam em cursos de nota 4 e 5.

— Notamos uma pequena melhora na qualidade da oferta de cursos EaD, se comparados com os anos anteriores. No geral, os dados estáveis indicam que o modelo de avaliação pode e deve ser aprimorado, especialmente depois da pandemia, para lidar com as novas abordagens pedagógicas influenciadas pelas tecnologias — afirmou Celso Niskier, diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Mais recente Próxima Estúdio Escola de Animação chega à 12ª edição e abre vagas para curso gratuito
Mais do Globo

Empresário irá assinar contrato de compra de 90% da SAF do clube mineiro

Quem é Pedro Lourenço, futuro dono da SAF do Cruzeiro, e de onde vem seu dinheiro

Desde março, lideranças do território denunciaram dois ataques a tiros em suas aldeias

Indígena Xokleng é assassinado e tem o corpo queimado em área de disputa judicial, em Santa Catarina

Empresário compartilhou momento de descanso com os fãs em seu perfil no Instagram

Roberto Justus relaxa em hidromassagem de sua fazenda e impressiona seguidores: 'Banheira enorme, parece mais uma piscina'

Montadora fará parceria com a chinesa Baidu para sistema de navegação usado em carros autônomos. Governo chinês exige fornecedor local para manter sob seu controle os dados de usuários de internet

Elon Musk fica US$ 12 bi mais rico após fechar na China acordo estratégico para a Tesla

Show da Rainha do Pop será no próximo sábado e expectativa é que megaevento reúna 1,5 milhão de pessoas. Palco é o maior da turnê da cantora

'Deu pra sentir a energia dela' diz fã em frente ao Copacabana Palace onde Madonna já está hospedada

O principal sinal desse tipo de tumor é a dificuldade para engolir

Câncer de esôfago: conheça os sintomas do tumor do ex-presidente uruguaio José Mujica

Governo vai insistir em proposta para dívida dos Estados que beneficie educação

Secretário do Tesouro diz que governo vai mostrar a STF que fragilidade de contas públicas do Rio se deve a 'decisões locais'

Fenômeno, o quarto registrado neste ano, se deslocou em direção ao estado fluminense. Não há previsão de chuva para os próximos dias

Onda de calor no RJ aumenta temperatura até 10 de maio; capital chega a 37 graus nesta semana