Por g1 PB


Número de 2022 representa um aumento de 86,67% em comparação a última edição da prova. — Foto: João Rosas/Arquivo Pessoal

Na Paraíba, um total de 224 reeducandos foram aprovados na versão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade. O número deste ano representa um aumento de 86,67% em comparação a última edição da prova.

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) atribuiu o crescimento a uma escalada nas iniciativas de ressocialização nos presídios. Entre os exames deste ano, a maior nota da redação foi 920 pontos e a média geral mais alta foi de 739,02, resultados obtidos por um reeducando da Penitenciária Raimundo Asfora (Serrotão), de Campina Grande.

A unidade com o maior número de aprovados foi a Penitenciária Sílvio Porto (43 aprovações), seguida pela Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves Abrantes (PB1), com 30 aprovações, ambas em João Pessoa.

A Penitenciária Júlia Maranhão, localizada no bairro de Mangabeira, foi destaque entre as unidades prisionais femininas. O local teve 10 reeducandas aprovadas. Entre as cadeias públicas, o destaque foi para as unidades penais de Queimadas, São José de Piranhas e Serra Branca, cada uma com quatro aprovados.

O quantitativo tem crescido nos últimos anos. Em 2019, foram inscritos 698, sendo 195 inscrições a mais em relação a 2018, quando o número de inscritos foi 503. Já em 2020, os reeducandos aptos ao Enem-PPL foram 764, ou seja, 66 a mais que no ano anterior. E em 2021, um total de 906 inscrições, 142 candidatos a mais do que no ano anterior, com 224 aprovações.

As provas do Enem PPL têm o mesmo formato e grau de dificuldade do Enem regular. A única diferença é o local de aplicação, que neste caso ocorre dentro das unidades penitenciárias que firmaram termo de participação com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O objetivo também é o mesmo. Os resultados podem ser aproveitados para participar dos processos seletivos que aceitam o Enem como critério de classificação como os programas do governo Sisu, Prouni e Fies. Porém, todos os procedimentos desde a inscrição na prova, até a conferência do resultado, são realizados pelos responsáveis pedagógicos das casas penitenciárias.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você