Educação
PUBLICIDADE

Por Bruno Alfano — Rio


Aula em Manaus — Foto: Raphael Alves/parceiro/Agência O Globo
Aula em Manaus — Foto: Raphael Alves/parceiro/Agência O Globo

O número de concluintes em cursos voltados à formação de professores (Pedagogia e Licenciatura) na modalidade de Educação a Distância (EAD) cresceu 109,4% na rede privada entre 2010 e 2020, aponta nota técnica divulgada nesta quarta-feira pela ONG Todos Pela Educação.

No mesmo período, os concluintes na modalidade presencial (tanto na rede pública como na rede privada) diminuíram, com queda mais acentuada justamente na rede privada presencial.

O estudo aponta ainda seis de cada dez alunos que concluíram os cursos de Pedagogia e Licenciatura em 2020 no país estão modalidade EAD (61,1%). Nos demais cursos do ensino superior brasileiro, esse número é 24,6%.

— A formação inicial de professores na modalidade EAD, que deveria ser uma exceção, se tornou a principal estratégia de formação docente no país, o que é extremamente grave. Formar professor é coisa séria. Precisa de tempo, de discussões aprofundadas sobre a docência, de vivência nas escolas, de simulações de situações reais de sala de aula. O Ministério da Educação precisa melhorar os processos regulatórios e a avaliação que faz dos cursos. Não podemos ter essa proliferação de cursos, sem clareza sobre a qualidade da formação inicial que vem sendo ofertada para os nossos futuros professores — afirma Gabriel Corrêa, líder de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação.

Realizada com base no Censo da Educação Superior, a pesquisa revela ainda que o percentual de concluintes na modalidade EAD na formação de professores nunca cresceu tanto como entre 2019 e 2020.

O acréscimo foi de 9,1 pontos percentuais (passou de 52% em 2019 para 61,1% em 2020). Os dados mostram, no entanto, que a tendência já vinha ganhando espaço mesmo antes da pandemia da Covid-19 e da suspensão das aulas presenciais por um longo período nas instituições de Ensino Superior.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

É tombado como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio

Programa Aprendiz Musical completa 23 anos com nova unidade

Técnico deixa o cargo após goleada para o Criciúma

'Panela dos gringos', escolhas questionáveis e flerte com o River: os bastidores da saída de Ramón Díaz do Vasco

Arte

Walter Goldfarb expõe no Palácio dos Correios de Niterói

Agenda

Reserva Cultural recebe nova edição da Feira Nordestina

Moda vintage

Evento em Botafogo celebra a nostalgia do século XX

No cargo desde 2018, o executivo conta em entrevista ao GLOBO como a liga tem direcionado conteúdo para a Geração Z e rejuvenescido sua base de torcedores no país

‘Temos o plano de inundar o mercado com conteúdo e produtos’, diz Rodrigo Vicentini, head da NBA no Brasil

Na presidência do grupo, Brasil deve encarar financiamento a países pobres como missão

Planejar transição energética é a prioridade no G20

Menos de um mês depois de operação contra maior grupo especializado em ‘ransomware’, ele voltou a ameaçar

Sequestro de computadores exige políticas robustas de segurança digital

Quanto mais longa, mais nos entorpecemos com o noticiário repetitivo. Só quando a desgraceira acusa algum pico de desumanidade, voltamos a prestar atenção ao horror

Em algum momento, toda guerra vira sumidouro de vidas

A resolução do caso Marielle e Anderson pode ser uma oportunidade histórica para o início da refundação das instituições fluminenses

A hora de livrar o Rio da tirania das milícias