Por g1 Rio Preto e Araçatuba


Número de detentos aprovados no Enceeja cresce 153% em 2023 nas regiões de Rio Preto e Araçatuba (SP) — Foto: Secretaria da Adminstração Penitenciária/Divulgação

O número de detentos aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) aumentou 153% no noroeste paulista, em 2023, indicam dados da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

O exame oferece a oportunidade aos encarcerados de obter a certificação no ensino fundamental ou médio durante o cumprimento de pena.

Nas unidades prisionais de São José do Rio Preto, Araçatuba, Birigui, Riolândia, Paulo de Faria e Icém (SP), o total de aprovados passou de 128 para 325 entre 2022 e 2023.

Aprovação proporcional maior que a geral do estado de São Paulo, que registrou aumento no número de aprovados de 90%, assim como a quantidade de inscritos, que registrou aumento de 14,6% em relação ao Encceja 2022.

O Encceja oferece a oportunidade aos encarcerados de obterem a certificação no ensino fundamental ou médio — Foto: Augusto Bezerra

Nesta edição, 37.073 presos se inscreveram no Encceja, distribuídos em: 18.729 inscritos no exame do ensino fundamental e 18.344 no exame do ensino médio. Em 2022, 32.356 custodiados participaram da prova.

Como funciona o Encceja

O Encceja possibilita que o detento conclua os ensinos fundamental e médio. São aprovados os participantes que alcançaram a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e redação, sendo 100 e cinco pontos, respectivamente.

Aqueles que não atingiram a pontuação mínima podem obter uma declaração parcial de proficiência no ensino fundamental ou médio, além de realizar novamente o exame no ano seguinte.

A prova é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

Total de aprovados no Encceja aumentou no noroeste paulista — Foto: Reprodução/TV Diário

Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba

VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!