Brasil

Número de inscrições no Encceja aumenta, mas abstenção permanece alta

O exame, gratuito, serve como validação dos ensinos fundamental ou médio para quem não tinha concluído os estudos
Locais de prova do Encceja 2019, que ocorreu no último domingo, estavam com pouca movimentação Foto: BRENNO CARVALHO / Agência O Globo
Locais de prova do Encceja 2019, que ocorreu no último domingo, estavam com pouca movimentação Foto: BRENNO CARVALHO / Agência O Globo

BRASÍLIA - Dos 2.973.386 inscritos para fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ( Encceja ), 39,9% — 1.185.945 pessoas — fizeram a prova. Segundo o Ministério da Educação (MEC), os números são recordes. Em relação ao ano passado, representam um aumento de 75% e 45% respectivamente na quantidade de inscritos e dos que fizeram de fato a prova. O exame, gratuito, serve como validação dos ensinos fundamental ou médio para quem não teve oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada.

— A lei determina que a gente não cobre das pessoas que fazem a prova. Então é um custo direto para o pagador de imposto, não para quem faz a prova. Daí explica também a alta abstenção. O custo para a pessoa não fazer a prova é mínimo — disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub .

O ministro considerou a aplicação do Encceja um teste bem sucedido para a o Exame Nacional do Ensino Médico (Enem), que será realizado em novembro. Segundo ele, a estrutura do Encceja , cuja prova tem mais cadernos, é até mais complexa do que a do Enem. A organização da prova é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC. A mesma gráfica que fez a impressão do Encceja ficará responsável pelo Enem.

Segundo o presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Lopes, houve dois problemas de maior destaque na edição deste ano. Em Mato Grosso do Sul, um carro dos Correios foi furtado, mas depois foi recuperado pela Polícia Militar. Os malotes com exemplares das provas estavam intactos e foram entregues a tempo. Já em Sergipe, uma escola ficou sem energia elétrica. Assim, alguns alunos ainda terão de fazer a prova. Ao todo, 215 pessoas descumpriram as regras do exame. Entre outras coisas, elas entregaram a prova antes do horário permitido ou estavam com algum equipamento eletrônico que emitiu som.

Quem se sentiu prejudicado por qualquer problema na aplicação da prova terá até sexta-feira para apresentar recurso. Os gabaritos serão divulgados até 6 de setembro. Já o resultado sairá em dezembro.