Ingresso Universitário

Por Lívia Ferreira*, G1 PI


Mais de 700 reeducandos se inscreveram no Enem 2020, no Piauí — Foto: Hedson Alves/ArquivoSEED

No Piauí, segundo a Secretaria de estado da Justiça do Piauí (Sejus), houve um aumento de cerca 35% detentos inscritos no Enem. Ao todo 709 reeducandos foram inscritos no Enem PPL 2020. O número foi superior aos 522 inscritos em 2019, representando um aumento de 35,8%.

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) será realizado nos dias 23 e 24 de fevereiro em 2021.

Em 2019, o Enem PPL aprovou 166 reeducandos no Piauí. Além do Exame Nacional, também são trabalhados programas de ensino como o EJA - Educação para jovens e Adultos; Encceja - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos; Projovem Urbano - Programa Nacional de Inclusão de Jovens. Os detentos também têm acesso a cursos e atividades profissionalizantes.

O ensino nas penitenciarias piauiense, apesar da pandemia do novo coronavírus, conseguiu enfrentar desafios e facilitar o acesso à educação dos reeducandos, segundo a coordenadora de Ensino Prisional da Sejus, Jussyara Valente.

"Foram muitos desafios. Este ano, estudamos uma forma de não parar com o acesso à educação nas unidades prisionais e conseguimos ofertar atividades remotas em parte das penitenciárias. Também entregamos apostilas e cadernos de questões produzidos pela Seduc [Secretaria de Estado da Educação do Piauí], como forma de incentivar os reeducandos", disse Jussyara.

*Lívia Ferreira, estagiária sob supervisão de Andrê Nascimento

Veja as notícias mais vistas do G1 Piauí

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!