Por g1 AL


Presos aprovados no Enem podem concorrer a vagas em universidades — Foto: Jorge Santos/Ascom Seris

Em Alagoas, 66 detentos foram aprovados no Enem 2022 e estão aptos a concorrer a uma vaga em universidades. O número superou em 13 vezes o quantitativo do ano anterior, quando apenas cinco detentos foram aprovados.

Os detentos realizaram o Enem PPL, destinado aos adutos submetidos a penas privativas de liberdade e a adolescentes sob medidas socioeducativas. As provas foram aplicadas em todas as unidades penitenciárias, localizadas em Maceió e em Girau do Ponciano.

Após a fase de classificação, os detentos podem se inscrever nos programas de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para conquistar um diploma de nível superior.

LEIA TAMBÉM

“Com a geração de oportunidade de educação dentro do sistema prisional é possível reintegrar à sociedade pessoas melhores e, desta forma, contribuir para melhoria na segurança da população”, afirmou o secretário de Estado da Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira.

Para a a policial penal e gerente de Educação, Produção e Laborterapia da Seris, Cinthya Moreno, o aumento no número de aprovados é resultado das atividades desenvolvidas para a preparação dos detentos.

"O crescimento no número de reeducandos aptos a concorrer às vagas do Sisu reflete a intensificação dos nossos esforços em proporcionar oportunidade de educação aos custodiados, por meio de iniciativas de incentivo à leitura, como os projetos ‘Lêberdade’ e ‘Remição por Leitura’”, explicou.

Alagoas registra número recorde de detentos aprovados no Enem — Foto: Jorge Santos/Ascom Seris

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!