Política
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Hugo Passarelli, Valor — São Paulo


Autor — Foto: Reprodução/Twitter
Autor — Foto: Reprodução/Twitter

(Atualizada às 09h40) - Indicada para o cargo de secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC) no dia 14 de março, Iolene Lima afirmou, na madrugada dessa sexta, que foi desligada da pasta.

Evangélica ligada à igreja batista, Iolene era da diretoria de formação de professores da secretária de educação básica do MEC. Seu nome para o posto de “número 2” da pasta apareceu em meio a uma intensa dança de cadeiras provocada pela tensão entre as alas militar, olavista e técnica do MEC.

“Dentro de um quadro bastante confuso na pasta, mesmo sem convite prévio, aceitei a nova função dentro do ministério. Novamente me coloquei em prol para trabalhar em prol de melhorias para o setor. No entanto, hoje (quinta) após uma semana de espera, recebi a informação que não faço mais parte do grupo do MEC”, escreveu em sua conta do Twitter.

Ela seria a terceira pessoa nomeada para o cargo. Após a demissão de Luiz Antonio Tozi, o ministro da educação, Ricardo Vélez Rodríguez, indicou Rubens Barreto da Silva, cuja nomeação nunca foi publicada no Diário Oficial da União, assim como a de Iolene.

O fracasso de Vélez em emplacar os sucessores de Tozi na secretaria-executiva é mais um indício de seu enfraquecimento dentro do governo. Na semana passada, cogitou-se que ele seria demitido antes da viagem do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos.

Graduada em pedagogia pela Universidade do Vale do Paraíba e em pedagogia/supervisão e administração escolar pela Universidade de Guarulhos, Iolene era diretora do Colégio Inspire, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Também era membro do conselho de administração da Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios (Aecep). O site da Aecep diz que a Educação por Princípios "contribui para formar erudição baseada numa cosmovisão cristã e líderes servidores aptos a cumprir o propósito de Deus com suas vocações."

Em entrevista de junho de 2014, que circulou nas redes sociais após sua indicação para a secretaria executiva, Iolene defendia a educação "sob a ótica de Deus"

Em São José dos Campos, circula a revista “Felizcidade”, que contou com contribuição de Iolene em julho de 2015. O artigo, intitulado “Casais WhatsApp”, é destacado no currículo Lattes da agora ex-secretária.

Segundo ela, é errado que, em um relacionamento, um dos envolvidos procure satisfação ou felicidade nas ações do outro. “Somos satisfeitos em nossa relação íntima com Deus e, desse relacionamento, nascem os demais”, diz ela no texto.

Iolene ainda afirma que a maioria de nós não sabe mais se relacionar com o outro por sermos da geração “WhatsApp”.

Para resolver esse “impasse”, ela indica que os casais dediquem tempo ao relacionamento e criem projetos de vida em família. “Conversem, priorizem alvos, elaborem planos; tudo em consonância com a Palavra de Deus. Ele é autor da família; dos relacionamentos e o maior interessado no seu sucesso”, finaliza.

Mais recente Próxima Negociações para formar base são afetadas

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Água deve ficar acima dos 4 metros de altura por 5 a 10 dias, segundo Defesa Civil. Muro da Mauá, que protege centro histórico de inundações, já está sofrendo rupturas

Chuvas: Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de ‘inundação severa’

Estimativas são de 707.190 pessoas afetadas pela tragédia, 15.192 em alojamentos temporários e 80.573 ainda desalojados, 418 mil imóveis sem energia e 1 milhão sem água

Chuvas: Sobe para 66 mortos em temporais do RS, com 101 desaparecidos

Região sul do Estado se prepara para elevação da Lagoa dos Patos, que recebe água de 27 rios. Municípios da região já evacuam áreas de risco após o alerta da Defesa Civil

Chuvas: Noite intensa de resgates na Grande Porto Alegre; Guaíba segue em elevação

Líder do mercado perdeu participação após reduzir comissões de agências de viagens de 10% para 5%

Localiza vê Movida crescer em locação corporativa após mudar política comercial a agências

Dados da OIT mostram que mais de 60% da força de trabalho do mundo está no setor informal. No Brasil, embora esteja caindo, segue em patamares altos historicamente, de cerca de 39%

Para diminuir informalidade, Brasil precisa crescer e investir em capital humano

Uma das atrações do Festival de Cannes, ‘Maria’ tem Matt Dillon interpretando Marlon Brando e Annamaria Vartolomei no papel-título

A polêmica ‘cena da manteiga’ de ‘O Último Tango em Paris’ inspira filme que traz o olhar de atriz humilhada

‘Por enquanto, o SUS está vivendo um gargalo, que pode se transformar numa represa’, diz o médico Luiz Antonio Santini, um dos autores de ‘SUS, uma biografia: Lutas e conquistas da sociedade brasileira’

Quais são os maiores desafios do SUS hoje, segundo autor de livro que conta a história do sistema

Poucos problemas de segurança foram registrados, mas som baixo foi alvo de queixas de fãs

Madonna supera expectativas e leva 1,6 milhão a Copacabana, diz Riotur

Conduzida pela Novartis e publicada na "Harvard Business Review", investigação aponta caminhos para que mais profissionais usufruam das ações oferecidas pelas empresas

Pesquisa indica como incentivar funcionários a usarem benefícios de saúde mental