Brasil

Novo presidente do Inep é criticado por especialistas por não ter experiência na área

Elmer Coelho Vicenzi é delegado da Polícia Federal e foi diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran)
Elmer Coelho Vicenzi será o novo presidente do Inep Foto: José Cruz / Agência Brasil
Elmer Coelho Vicenzi será o novo presidente do Inep Foto: José Cruz / Agência Brasil

RIO - Um delegado da Polícia Federal, ex-diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), será o próximo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep ), autarquia federal responsável pelas principais avaliações do país. Anunciado ontem pelo ministro da Educação , Abraham Weintraub , o nome de Elmer Coelho Vicenzi não foi bem recebido por especialistas, que criticaram sua falta de experiência no setor.

O cargo estava vago desde que o ex-ministro da pasta Ricardo Vélez Rodríguez demitiu Marcus Vinicius Rodrigues , após uma crise interna envolvendo a avaliação federal da alfabetização, que foi cancelada e depois retomada.

Vicenzi é especialista em Direito Penal pela Escola Paulista de Direito. O novo presidente do Inep tem também MBA em Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Como policial, já atuou na chefia de Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado. Seu último cargo de chefia na esfera federal foi no Denatran, ainda durante o governo Michel Temer.

Educação não se destaca em currículo

A graduação em Direito e a experiência policial o fizeram ter interesse em temas como a “rastreabilidade de cédulas de dinheiro” e o “combate ao mercado ilegal de cigarro 2.0”, que já ganharam dois artigos feitos por ele. O campo da educação, no entanto, não é destaque em seu currículo ou em suas pesquisas.

Por esse motivo, especialistas voltaram a criticar as escolhas de Weintraub para a pasta. Desde que tomou posse, há uma semana, o ministro mudou todo o primeiro escalão do seu time e nomeou nomes técnicos, mas sem experiência em gestão educacional. A nomeação de Vicenzi engrossa essa lista.

— É uma gestão de pessoas completamente leigas da questão pedagógica. Quando você nomeia um delegado, fica evidente que é uma pessoa dedicada a reformar o Enem, e que não vai estar preocupada em aperfeiçoar o debate educacional, até porque não tem conhecimento suficiente para isso — afirma Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Apesar de ser mais conhecido como a instituição que organiza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Inep é responsável também por avaliações como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade de todas as escolas públicas do Brasil, e o Índice Geral dos Cursos (ICG), que metrifica o desempenho das graduações do país.

Para Daniel Cara, o Inep se tornou uma instituição competente, mas que poderia contribuir muito mais para o debate educacional se voltasse à sua ideia original de ser um órgão que elabora discussões sobre políticas da área.

— Os servidores do Inep são extremamente capacitados, mas estão dentro de um órgão que se resumiu a aplicar prova. Agora, vai ter alguém que está afastado ainda mais dessa concepção inicial. É uma escolha coerente com quem prefere fazer guerra cultural a cuidar da educação brasileira — critica Cara, mencionando discursos do presidente Jair Bolsonaro contra a prova do Enem , por exemplo.

Um passado de críticas

Logo após ser eleito, Jair Bolsonaro fez duras críticas ao Inep por causa de uma questão da prova de Linguagens do Enem 2018 que abordou a natureza do “pajubá”, conjunto de expressões usadas pela comunidade LGBTI. O presidente chegou a dizer que checaria pessoalmente o exame para evitar esse tipo de abordagem. Já Weintraub afirmou, em entrevista após tomar posse, que Bolsonaro não deverá ver a prova antes de sua aplicação.

— Até agora, e isso se amplia com a indicação de Vicenzi, o quadro do MEC traz pessoas que não têm contato com a política educacional. Só o Inep, neste momento, terá que lidar com um novo edital para achar uma gráfica do Enem, o debate sobre o exame de alfabetização e a comissão de verificação de questões — afirma José Celso Albuquerque, doutor em Pedagogia especializado em avaliações.