Brasil

Novo presidente do Inep diz que cronograma do Enem está mantido

Segundo Alexandre Lopes, prova seguirá a programação já divulgada; cortes de 26% no instituto causam apreensão
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Foto: Reprodução TV Globo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Foto: Reprodução TV Globo

BRASÍLIA — O novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep ), Alexandre Lopes, que ainda não tomou posse, afirmou nesta sexta-feira que o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) deste ano está mantido. A despeito da preocupação manifestada, de forma reservada, por técnicos da autarquia responsável pela prova, em função de um contingenciamento de 26% do orçamento , Lopes assegurou que a avaliação será feita dentro do programado.

— Os mais de 5 milhões de estudantes que já se inscreveram no Enem podem ficar tranquilos. O cronograma está mantido. Tanto Inep quanto o Ministério da Educação (MEC) vão trabalhar juntos para que tudo ocorra com tranquilidade — afirmou em entrevista divulgada pela assessoria do Ministério da Educação (MEC).

Lopes, que é servidor de carreira da área de comércio exterior, tendo passado por ministérios e pelo governo do Distrito Federal, afirmou que quer levar sua experiência ao Inep para "cumprir nossa missão institucional com sucesso”. Ele entrou no lugar de Elmer Coelho Vicenzi , que havia tomado posse no fim de abril.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que dá certificação da educação básica a quem não concluiu os estudos, mediante uma prova, também está preservado, segundo Lopes. Ele assinalou que as inscrições começam na próxima segunda-feira, e também disse esperar "uma grande participação da sociedade”.