Por Sesi|Senai


— Foto: Digulgação

Adotado como projeto piloto em cinco estados do Brasil no ano de 2018, o novo modelo de ensino médio vem mostrando resultados e mudando a perspectiva dos estudantes. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) foram os primeiros a implementar as mudanças da Lei 13.415/2017, que previu a reforma na educação escolar.

A metodologia define uma aprendizagem focada na formação de cidadãos e no desenvolvimento de competências. Segundo pesquisa do SESI e SENAI, as mudanças tornaram os alunos mais satisfeitos e esperançosos com o futuro profissional.

Estudantes mais otimistas

Para os alunos que já estão vivenciado o novo ensino médio, as mudanças agradaram. De acordo com a pesquisa encomendada pela rede dos serviços da indústria ao Instituto FSB Pesquisa, 61% deles avaliam o modelo positivamente.

Os jovens destacam a facilidade para o primeiro emprego devido à capacitação, além do currículo mais atraente graças aos conhecimentos compatíveis com a área escolhida.

Realizado com 1.000 estudantes do currículo tradicional, o levantamento também mostrou que 77% deles estão mais satisfeitos com a escola e 78% mais otimistas com o futuro profissional.

Agora, as disciplinas são integradas em quatro áreas do conhecimento e a formação conta com 60% da grade dedicada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e 40% para um itinerário formativo adequado às preferências do aluno. A rede SESI oferece três desses itinerários: Ciências da Natureza, Matemática e Formação Técnica e Profissional.

A opção mais escolhida pelas primeiras turmas foi a Formação Técnica e Profissional, preferida por 26% dos estudantes, seguida por Linguagens (20%), Ciências Humanas (18%), Ciências da Natureza (16%) e Matemática (11%).

Início com formato piloto

O formato começou a ser adotado em 2018 por turmas de cinco estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo e Goiás. Com a nova estrutura pedagógica, além do certificado de conclusão de curso, eles também foram diplomados como técnicos em Eletrotécnica.

A estimativa é que os cursos técnicos estejam sendo adotados por mais de 10,4 mil estudantes apenas na rede SESI e SENAI.

Sesi|Senai

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!