Por g1 — São Paulo


Quem é Victor Godoy Veiga?

Quem é Victor Godoy Veiga?

O ministro da Educação interino, Victor Godoy Veiga, afirmou que vai atuar "com rigor" para melhorar mecanismos de transparência na aplicação dos recursos educacionais durante a sua gestão, assim como colaborar com "órgãos de investigação".

"Atuarei com rigor para incrementar os mecanismos de transparência e integridade na aplicação dos recursos educacionais, inclusive, colaborando com os órgãos de investigação e controle", diz em um trecho da carta.

O documento foi publicado em uma rede social nesta quarta-feira (30), quando também foi oficializada sua nomeação pelo presidente Jair Bolsonaro.

Godoy assume o MEC na esteira de polêmicas envolvendo o seu antecessor, Milton Ribeiro, acusado de facilitar supostos repasses irregulares das verbas do Ministério da Educação.

Quem é Victor Godoy

Victor Godoy é o quinto nome a ocupar o cargo no governo Bolsonaro. Ribeiro deixou o ministério após polêmica envolvendo o repasse de verbas da pasta a municípios escolhidos por dois pastores sem ligação com o ministério.

Antes de ser convidado para assumir a secretaria-executiva do MEC, Godoy Veiga fez carreira como auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), onde trabalhou de 2004 a 2020.

Na CGU, Godoy atuou como auditor federal, chefe de divisão, coordenador-geral e diretor-substituto de auditoria e diretor de auditoria da área social e de acordos de leniência.

De acordo com o currículo de Godoy no site do Ministério da Educação, ele se formou em Engenharia de Redes de Comunicação de Dados pela Universidade de Brasília (UnB), em 2003, e possui duas pós-graduações.

A primeira foi em Altos Estudos em Defesa Nacional pela Escola Superior de Guerra (ESG), de 2018, e a segunda, em Globalização, Justiça e Segurança Humana pela Escola Superior do Ministério Público em parceria com instituições internacionais da Alemanha e da África do Sul.

Confira a íntegra da carta

"Agradeço ao Presidente Jair Bolsonaro pela confiança e reafirmo meu compromisso com a educação.

A educação é o pilar fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Por isso, dedicarei todos os meus esforços para propiciar um retorno efetivo e seguro às atividades presenciais, com a recuperação e recomposição da aprendizagem.

O direito à educação para todos será uma prioridade sob a minha gestão, com o combate à evasão e ao abandono escolar, apoiado em políticas de redução das desigualdades regionais, em conjunto com os entes federados.

Intensificarei o fortalecimento da alfabetização, do ensino técnico e profissional, bem como o apoio à formação continuada de professores, ao ensino superior, à pesquisa científica e à pós-graduação.

Atuarei para avançar na inovação e implantar o Novo Ensino Médio, além dos novos Enem, Saeb e Ideb, entre outras políticas imprescindíveis à transformação digital da educação brasileira.

O legado desse trabalho se somará aos esforços para a conclusão das obras inacabadas e paralisadas, e ao reforço da atuação dos hospitais universitários.

Ainda, atuarei com rigor para incrementar os mecanismos de transparência e integridade na aplicação dos recursos educacionais, inclusive, colaborando com os órgãos de investigação e controle.

Por fim, reforço minha lealdade ao país. Trabalharei incansavelmente para fortalecer a educação brasileira e trazer melhores perspectivas aos nossos estudantes. O nosso propósito é transformar vidas e propiciar um futuro mais próspero para o Brasil.

Brasília/DF, 30 de março de 2022.

Victor Godoy Veiga"

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!